quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

¡Mucho bueno! - parte 2

Agora que você já sabe como engordar em Buenos Aires, vamos ao segundo post: como gastar as calorias que você ganhou comendo tudo que devia e não podia!

Balada:
Balada, assim como empanada e parrilla, também é especialidade de portenho! Deve ser herança espanhola, mas a cidade tem uma vida noturna agitadíssima, e as baladas boas da cidade não começam antes da meia-noite!
Fui em duas ótimas - a Museo e a Asia de Cuba. A primeira fica em San Telmo e talvez não agrade tanto, porque só tem homem e o ar condicionado deve ter algum problema sério - o de não funcionar... A segunda fica do outro lado da Ponte de La Mujer, num cenário lindo. É mais cara e mais elitista, mas isso também faz com que as pessoas estejam mais arrumadas!
A Patynha, que esteve recentemente lá, comentou comigo que a Asia continua in vogue e fez questão de acrescentar uma dica: "Pub Crawl Buenos Aires – maravilhosoooo!!! Fui duas vezes e ia mais outras duas." - o pessoal do Hostel Suites Obelisco (outros albergues também participam) organiza "caravanas" por bares da cidade (vários em uma só noite), com direito a esquenta com empanadas, pizza e Quilmes e welcome drink nos bares. Tudo por 60p, às segundas, quintas, sextas e sábados.

Obrigada pela dica, Patynha!!

Compras:
Apesar de não ser mais a festa do caqui (por causa da alta do dólar e da alta inflação que assola o país), ainda pode-se conseguir algumas boas pechinchas!
Eu sugiro passar longe da calle Florida que, apesar de comentadíssima, é muito cheia de gente (feia) e tem preços pega-turista (...). A calle Santa Fé tem lojas bem mais interessantes! Vale a pena dar uma passada lá!
Assim como nas Galerias Pacífico, que é cara e nem tem muitas lojas, mas tem uma praça de alimentação muito bonita e ainda tem a Como Quieres Que Te Quiera, que tem umas roupinhas supermeigas!
Mas o lugar que realmente fez meus olhinhos brilharem foi... P A L E R M O !!! O bairro é todo modernete, uma espécie de Vila Madalena portenha! Tente ir nos fins de semana, quando tem uma feirinha cheia de roupas e acessórios bacanésimos, e as lojas ficam abertas até mais tarde. A Papelera Palermo tem papéis-presente de deixar a Papel Craft com inveja, e a Salsipuedes tem o vestido de festa dos seus sonhos!
Outras feirinhas famosas da cidade que também valem a visita são a da Recoleta e de San Telmo. PRECISA IR!

Se você não é do tipo alucinado-por-roupa, como eu, pode se divertir no El Ateneo, uma livraria na Santa Fé cuja arquitetura imita um teatro, uma casa de ópera. Ainda que você não leia una palabra en español, vá!
Aconselho uma passada na Buenos Aires Design, também! Cheia de lojas com artigos de decoração e eletrodomésticos estilosos!!

Diversos:
- Vou de táxi!! - Táxi é muito barato e vale a pena, se você estiver com outras pessoas!
- A Patynha indica o Hostel Suites Obelisco - "ótima localização, staff super atencioso e animado, organização e limpeza bons. Só o café que deixa a desejar, mas afinal, quem vai tomar café da manhã, né? Se quiser café bom, vá tomar no Café Tortoni !! hahahaha!". Eu fiquei no Milhouse Hostel e também não tenho do que reclamar!
Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário ser estudante nem ter carteirinha para ficar em albergue. E pode-se, sim, ter quarto privado (com banheiro!) como se fosse um hotel - só que bem mais barato!
- Você pode assistir shows de tango gratuitamente na calle Florida e no Caminito, mas recomendo fortemente um profissional, com todo aquele esplendor para-turista-ver... é de encher os olhos! O Señor Tango é maravilhoso! Se o preço do programa completo não for digerível ao seu bolso, você pode escolher só assistir ao show! Além disso, a casa te busca e te devolve ao hotel aonde está hospedado, sem custos adicionais!
- O Guilherme também deu uma dica bacana: em Palermo, perto do zoo, há o parque 3 de Febrero, com um rosário muito bonito! Se precisar de inspiração da natureza, não tem como errar!
- Não deixe de fazer todos os passeios básicos e manjados da cidade: procure o túmulo da Evita no cemitério da Recoleta, ande pelo Puerto Madero, especialmente se estiver acompanhada de alguém especial; tire foto com "o" Maradona no Caminito; faça o tour pela Bombonera e compre uma camiseta do Boca...
Mas, acima de tudo, ande a pé pela cidade. Buenos Aires é linda e deve ser descoberta aos poucos!

N.B. "¡Mucho bueno!" não existe! Essa expressão foi inventada pelo Helio com o simples intuito de me matar de vergonha e me irritar. Não vá sair disparando isso em Ezeiza, hein!
Fotos: Fernanda I.

2 comentários:

  1. Preciso voltar lá e ir em baladas decentes .. huahahuauhhau!!!!
    A Fernanda é ótema de dicas (ela só esqueceu de me falar das baladinhas mesmo!), mas segui boa parte das que ela me passou e todas valeram suuuper a pena !
    Fezita, vc podia fazer um super guia Buenos Aires e sair vendendo por aí!
    Ah, mucho bueno é um neologismo !
    Já foi incluído no meu vocabulário espanhol ! hauhahuauha
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Teria que ir regularmente a Buenos Aires checar se as minhas dicas ainda continuam válidas...
    hehehehehe

    beijos

    ResponderExcluir