sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Buldogue quente

Não.
Não é verdade que coreano come carne de cachorro.
Quer dizer... algumas regiões até têm pratos típicos que levam carne de cachorro, mas isso é bem raro e posso dizer que 100% dos coreanos que conheço (i.e. meu namorado e sua família!) nunca puseram nenhum chihuahua na boca - ainda que eles merecessem ser dizimados da terra, juntamente com aquele latido insuportavelmente irritante!
Com cachorro ou sem cachorro, uma coisa é fato: o prato mais famoso da culinária coreana tem um nome sugestivo - Bulgogui! O famoso churrasquinho coreano.

Quem nunca experimentou, não sabe o que está perdendo! Sou fã!

No Bi Col (que não tem site), o bulgogui é composto de vários itens:
- diversas porçõezinhas, como lula com um molho adocicado apimentado, kimchi (acelga apimentada em conserva), broto de feijão temperado, pedacinhos de costela suína agridoce, entre outras, que são repostas várias vezes conforme você vai devorando;
- gohan (arroz) em potinhos individuais;
- folhas de alface acompanhadas de uma pasta de missô;
- a carne marinada.
Você mesmo deve grelhar sua carne na chapa que fica embutida à mesa, molhar a chapa freqüentemente para que a mesma não queime, retirar a carne da chapa e montar sua "trouxinha" (uma folha de alface com um pouco de gohan, um pedaço de carne e a iguaria que você quiser).

Diferente do que muita gente pode achar, a comida não é nada "exótica" nem exageradamente apimentada. Já fui com pessoas bem fresquinhas que acabaram adorando e virando fã comigo!
Na hora de pagar a conta, o Bi Col não se prova muito diferente dos demais - sempre por volta de uns R$35/ pessoa.

Voltarei: sempre!
Para ir: em turma - quanto mais melhor! 1) com 8 pessoas ou mais, pode-se reservar uma salinha no andar superior, muito charmosa!; 2) dá para experimentar mais coisas quando se está com mais gente!
Tipo: hmmmmmmmm! Coreana!!
Fotos: Fernanda I.
Serviço de utilidade pública: Praça General Polidoro, 111, Aclimação - tel. 3027-9893/ 3807-9893/ 3341-3745

N.B.* o Bi Col, como outros restaurantes orientais, fecha cedo a cozinha. Nem pense em chegar depois das 20h que você vai acabar comendo com pressa!

* N.B. = Nota da blogueira

6 comentários:

  1. Gorda,

    Vim ver seu blog. Adorei! Tive até orgulho de você... Rsrs! Vou recomendar aos meus amigos... e inimigos! Hahaha!

    Aposto que vc já sabe quem sou; se não, trate de descobrir por conta própria! Não vou assinar, portanto!

    ResponderExcluir
  2. Oops, percebi tardiamente que este blog é escrito por 3 pessoas... O "Gorda" foi enviado à F.I., mas os demais também estão de parabéns! ;o)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O que vc excluiu? huahahuahuuha
    Fê, quero ir de novo. deu vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fê!!!!!!!!!!!!! Me levaaaaaaaaaa!!! Fiquei com muita muita vontade de ir. É muito gordo? Pq assim como vc tb estou de dieta, quer dizer, continuo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Fê!!!!!!!!!!!!! Me levaaaaaaaaaa!!! Fiquei com muita muita vontade de ir. É muito gordo? Pq assim como vc tb estou de dieta, quer dizer, continuo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir