quarta-feira, 25 de março de 2009

Canela-verde

Finalmente criei vergonha na cara e acabarei o meu ode à cidade de Vila Velha ("acabarei" porque comecei logo depois do Carnaval!).

Ao contrário do que muitos pensam, é Vila Velha a maior cidade do estado do Espírito Santo - e não Vitória. Mas, uma vez em Vitória, basta atravessar uma ponte para chegar a esta cidade cheia de encantos.
Como este blog foca (muito) em comida, vou me limitar aos encantos gastronômicos da cidade e região, mas fique ciente de que os encantos de Vila Velha não se resumem às moquecas capixabas - as praias são maravilhosas, o povo é educado e gentil e (para meninos) a cidade é povoada de meninas lindas e super em forma (o povo capixaba, como todos os que vivem perto do mar, é bastante ligado à forma física e sempre está malhando na academia) - já para as meninas, a notícia não é tão boa: pelo que percebi nas ruas e baladinhas, a proporção de mulheres para homens deve estar em tonno de 100:1! Rs!

Vamos ao que interessa:

1) Garoto! Para quem não sabe, a fábrica da Garoto fica em Vila Velha e, além de agendar visitas à fábrica (com direito a degustação), você ainda conta com a lojinha anexa para se esbaldar com novidades que ainda não chegaram a São Paulo, como o sorvete de Serenata do Amor ou o picolé de Opereta ou de Talento (fantásticos!!!!)!

2) Tapioca da tia Neuza!! Gente, tem uma barraquinha na Praia da Costa que é uma maravilha!!
Todos os dias, por volta de umas 18h, uma feirinha é armada no calçadão da Praia da Costa com barraquinhas de artesanato, crepe, hot dog, hamburguer... tudo com uma cara ótima, mas nada ganha do trailer da Tapioca! Oferece milhares de sabores (eu fui de carne-seca desfiada com queijo e de banana com leite condensado - arrependimento ZERO!) e todos vêm recheados fartamente. Imperdível também é o cuscuz doce, que mais lembra um arroz doce de tão levinho e molinho... MARAVILHOSO!
Além disso, o atendimento é exemplar! Rápido, limpo (ser limpinho na praia é digno de prêmio), extremamente cortês... está de parabéns! O dono, um paulista que está no ramo há mais de 8 anos, ficou conversando conosco um tempão, falando que começou o negócio ao ver uma tiazinha japonesa vendendo tapioca para uma fila imeeeensa de pessoas perto do Hospital Beneficiência Portuguesa! Rs!

3) Caranguejo do Assis & Choperia do Assis: Eis a MELHOR casquinha de siri que já comi na vida!!!! Campeã!! Hors-concours!!!! Salivo só de pensar!!!
Infelizmente (porque meu estômago não é suficientemente grande), os cardápios (praticamente iguais) estão lotados de comidinhas fantásticas e imperdíveis, como os pasteizinhos (sequinhos, de camarão, bacalhau etc.), a casquinha de sururu, as moquequinhas... e até mesmo, porque não, o caranguejo - para comer com os dedos e se lambuzando todo!!

Inacreditavelmente, todas as vezes que vou à VV (3), algum evento me impede de comer caranguejo... mas dizem por aí que é fantástico...
Humpf!!!

No Caranguejo, para beber, vá de pitanguinha - um drink frozen de pitanga que é uma delícia de refrescante!!!!
O Choperia não tem pintaguinha, mas tem um ambiente mais bonito e jovial e conta com um aquário lindo cheio de ostras e lagostas (de dois tipos) - prontinhas para serem escolhidas para virarem comidinha...
Triste a vida de uma lagosta....

Outra vantagem da Choperia sobre o Caranguejo é seu gerente, um dos melhores profissionais do ramo que já me atenderam na vida, o Isaac! EXTREMAMENTE simpático e educado, o Isaac consegue puxar conversa, brincar e tirar foto de si mesmo na sua máquina - sem parecer intrometido. Como bom profissional, tem ótimo timing.
Ó cá a foto que ele tirou na nossa câmera:

4) Cantinho do Curuca: Localizada em Guarapari, há cerca de meia hora de VV, este restaurante já teve sua moqueca eleita a melhor do estado várias vezes pelo Guia 4 Rodas.
Não é à toa.
As moquecas são ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICAS!!!!! Todas ainda tem a sem-vergonhice de vir acompanhadas de uma moquequinha de banana da terra tudo-de-bom! Os preços são superjustos - uma moqueca com camarão rosa, lagosta e abadejo serve fartamente 4 pessoas e a conta não sai mais de R$ 40/ cabeça.

Imagina isso em São Paulo...

Não é só a comida que surpreende: a cozinha tem grandes janelas envidraçadas para te hipnotizar enquanto você espera sua panela de barro fervilhante! É fascinante ver todas aquelas cumbuquinhas transbordando de caldos e sabores!!
Tente não salivar no teclado com as fotos abaixo:


Depois de comer como quem vive-para-comer-e-não-come-para-viver, saia pela frente do restaurante e ande na areia, já que o restaurante fica à beira da praia. Passeie por Meaípe, que é extremamente charmosa e ainda tem aquele arzinho de praia tranquilinha! E depois vá ao Mais, ver se algo na programação interessa.

O Mais é um complexo superinteressante sem nada parecido aqui em SP: imagine um lugar com espaço para shows, club, vários barzinhos e restaurantes de diferentes estilos... pois é, isso é o Mais!
Vale a visita!!
Nem que seja para assistir ao show do Fábio Jr, né, Gi!

- Picolé do Ajellso! O picolé do Ajellso está para Vila Velha assim como o picolé do Rochinha está para São Sebastião!!
Quando você estiver tomando um solzinho na praia "Beverly Hills", não deixe o tiozinho do Ajellso passar despercebido! Chame, grite, saia correndo atrás dele, mas não vá embora de Vila Velha sem provar os mil-e-um sabores - quase todos maravilhosos!
Milho verde, tapioca, morango, coco... são tantos os sabore que fica difícil lembrar...
Nada melhor nesta cidade quente-até-não-poder-mais!

Ao final de todas essas dicas, tenho certeza absoluta de que você está morrendo de vontade de conhecer Vila Velha - ou ao menos as delícias gastronômicas de Vila Velha! Rs!

Só para terminar, algumas dicas / sugestões para se dar melhor:
- Vire meu(inha) amigo(a), porque isso aumenta suas chances de ser recebido pelos anfitriões mais hospitaleiros do Estado do Espírito Santo! Só assim você será levado para conhecer as ruas com as casas mais bonitinhas da Barra do Jucu, comerá bobó de camarão campeão, andará de caiaque sem fazer esforço (hahahahahaha)...
- Fortaleça sua auto-estima antes da viagem: os canela-verdes (pessoas nascidas em Vila Velha) têm corpos invejáveis e estão sempre com a cor-do-pecado...
- Em Vitória, à noite, vá ao Triângulo - uma região CHEIA de barzinhos muito legais e cheios de mais coisas para você comer.
- Não se esqueça de queimar as calorias fazendo os passeios tradicionais, como visitar o Convento da Penha (lindo, lindo!), ir ao Museu da Vale (ex-CVRD), onde também há um cafezinho charmosérrimo num vagão de trem; andar pela linda orla de Vitória, fazer um passeio de escuna saindo de Guarapari ou de lancha em Vila Velha, passando pela Terceira Ponte...
Depois de fazer tudo isso (e, acredite, ainda há mais coisas para conhecer e comer), você pensará como eu: que o Governo do Espírito Santo precisa investir mais em publicidade!! Vitória, Vila Velha, Conceição da Barra, Itaúnas... são todos lugares fantásticos que precisam ser descobertos pelo (bom) turista!

6 comentários:

  1. hahahaha
    Ferdisssssss.. Voce deveria escrever um livro!! Nossa amei!
    Só para complementar, o melhor picolé do Ajellso, no momento, para mim é o de abóbora com coco.. hmmm
    E temos mtas outras coisas para vocês experimentarem. Venham visitar o ES e não irão de arrepender!!! hehe

    PS: O estado não faz propaganda, mas eu faço.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tb faço, Gi!!!
    Hahahahahahaha!
    Adoro o ES (e suas guloseimas!!!).

    Beijos!
    Obrigada pela hospitalidade de sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fê, que post bem escrito e cheio de coisas legais!!! Tenha certeza que eu me apaixonei pela cidade, sem a conhecer! Ah, lembre-se que sou sua amiga viu?! Hahahaha!!!
    Porém vou te corrigir: São Paulo já tem sim os sorvetes da Garoto, e faz algum tempo já. Um dos lugar que eu sei que tem é o parque do Ibirapuera!

    ResponderExcluir
  5. Ih Flá, eu nunca vi os sorvetes da Garoto....
    Mas fiquei com água na boca mesmo ao ver a moqueca.... huuuummmm...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Quando podemos agendar a próxima caravana de SP para o ES?

    By Gordinho Suado

    ResponderExcluir