quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Santo Pão!

São Paulo é uma cidade que oferece muitos programas diferentes, entre lojas, bares, restaurantes e museus. Mas existe algo muito mais simples do que tudo isso para se fazer por aqui e que muito nunca se lembram: visitar as maravilhas do centro da cidade. Mas mais do que o centro, suas belíssimas construções, jardins e igrejas. Mesmo que você, leitor deste post, não seja nada religioso nem católico, descobrirá que as igrejas do centro oferecem muito mais do que uma bela arquitetura e história.

Esta semana fui até o centro da cidade e desci na estação São Bento. Quando voltava para o metrô, lembrei que um grande amigo da família tinha comentado do Mosteiro de São Bento. Ele, advogado de respeito e muito conhecido pelos monges beneditinos, almoçava quase todos os dias no mosteiro e provava as delícias que os padres fazem. Como estava ali do lado, nada custava dar uma passadinha e conhecer aquele lugar lindo e cheio de surpresas.

A Igreja é linda, com um órgão enorme e recentemente restaurado, cheio de detalhes, curvas e vitrais coloridos. Logo depois de visitar a Igreja, não pude deixar de conhecer a lojinha de quitutes que todo mundo comenta. Segundo São Bento, a vida do monge é o ora et labora, oração e trabalho, pois a ociosidade é inimiga da alma; por isso em certas horas devem ocupar-se os monges com o trabalho manual, e em outras horas com a leitura espiritual. E é exatamente o que acontece no mosteiro paulista, que desde 1999 passou a oferecer ao público bolos, pães, geléias, biscoitos, de receitas seculares e que estavam guardadas no arquivo da abadia. Segundo informação do Mosteiro, a forma de prepará-los só é transmitido a um outro monge para que se continue cumprindo o que escreveu S. Bento: "são verdadeiros monges, se vivem do trabalho de suas mãos". E nós, católicos ou não, devemos agradecer São Bento pela preservação dessa regra, pois é ela que nos oferece a deliciosa oportunidade de provar todas essas delícias!

A variedade de pães e bolos não é grande, mas suficiente para nos maravilharmos! Comprei o ENORME E PESADO "Pão São Bento" (R$12), feito principalmente de mandioquinha e criação dos monges beneditinos paulistanos. Esse pão é simplesmente dos Deuses!!! SUUUUUPER bem feito, úmido, consistente, macio e muito saboroso!!! Importante dizer que não é nem um pouco seco e vai bem com tudo: geléia, manteiga, requeijão, queijo e tudo o que sua cabeça criar! Pedi também o "Bolo Santa Escolástica", feito de maçã, nozes, porção individual (R$5). De verdade, não gostei da pedida, porque o bolinho estava muito seco e sem gosto nem da maçã, nem das nozes. Talvez porque ele estivesse ali há uns 3 dias e não estava tão fresquinho como os feitos na hora.

Além da comida, a lojinha oferece lembrancinhas do mosteiro, como medalhas e santinhos. Vale a pena conferir e ainda conhecer um ponto super tradicional de São Paulo!

Voltarei: com toda certeza!
Para ir: sozinho, com amigos, família. Sem restrições!
Tipo: padaria, igreja
Serviço de utilidade pública: Largo de São Bento, s/n, Centro - tel. 3328-8799

2 comentários:

  1. Antigamente (não sei se continua fazendo isso), a Cultura Inglesa convidava corais britânicos de crianças para cantar na época do Natal. Eu e minha família fomos duas vezes. É a coisa mais linda... aquelas criancinhas fofinhas todas cantando como anjo numa das igrejas mais bonitas da Cidade.

    ResponderExcluir
  2. Sério? Olha só que dica legal! Eu não sabia disso. Perto do Natal é bom ficarmos atentas para ver se continua né?!

    ResponderExcluir