quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

#carnalhau2016 - Fado

Voltando de Sintra, fomos assistir a uma apresentação de fado! Minha escolha foi a Tasca do Chico (na Rua do Diário de Notícias), que tem fado vadio às segundas e quartas. 
Fado vadio = fado cantado por gente-como-a-gente-só-que-afinada. Eles começam às 21h30 e vão até as 2h, com intervalos de 5 minutos entre as apresentações de 3-4 músicas. Quem canta bem, canta mais músicas; quem não é tão bom assim, é rapidamente rechaçado pelo mestre de cerimônias, um senhorzinho português muito engraçado e simpático.
A Tasca do Chico é um dos lugares mais conhecidos por fado vadio no mundo blogger. É altamente frequentado por locais, mas também por turistas. E TEM QUE RESERVAR! ou vai ficar de pé (isso, se tiver lugar para ficar em pé)! Eles não cobram couvert artístico, nem consumação mínima. Você pode se sentar e não tomar sequer uma taça de vinho. Ninguém vai te encher. Você só é mal visto mesmo se conversar durante as apresentações! Isso é imperdoável!!
Gostei muito da experiência (foi autêntico!), mas devo confessar que fado talvez não seja minha praia. Depois de 4 apresentações, fomos embora.

A Tasca do Chico não é um lugar para comer, certamente. O pastel de bacalhau estava frio e péssimo, o caldo verde estava passável, e até o jamón podia ter sido cortado com mais esmero...
A quem for lá, recomendo fortemente que 1) reserve; 2) coma uma entradinha como ameijoas à bulhão em algum bar da região antes da apresentação; 3) vá à Tasca e assista ao fado; 4) saia umas 23h e vá jantar apropriadamente em outro lugar.

Para quem quiser uma coisa mais “formal”, há vários lugares que servem jantar com apresentação de fadistas. A Patynha e o Mario L. foram ao Clube de Fado e gostaram bastante (comida boa e fado bem apresentado).

Um amigo meu que morou em Lisboa durante 6 meses, entretanto, recomenda ouvir fado em alguma tasca de Alfama, bairro onde este gênero nasceu. Nenhum lugar específico, só ir e se perder nas ruelas. Não há nada mais autêntico do que isto.

Além disso, a Boia também escreveu este post sobre diferentes lugares de fado.

Ou seja, tem para todos os bolsos e gostos. Boa sorte em encontrar o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário