domingo, 8 de junho de 2014

Kan

Minha maior falta ao blog, durante todo esse tempo que fiquei sem postar, foi não falar sobre meu jantar no Kan.
Fazia tempo que queria ir num japonês de respeito, um que não fizesse sushis com cream cheese, perguntasse se só queria sashimi de salmão e cuja trilha sonora não fosse à base de tecnopop, sabe. Felizmente, esse é tão tradicional que o cardápio é só escrito em japonês (e não tem preço de nada!)!

O restaurante fica numa galeria bastante improvável, na Paulista com a Brigadeiro. Uma portinha minúscula, fechada, quase sem letreiro.
Pedimos o menu degustação completo (seleção de sushis do chef custa R$ 200; com pratos quentes, R$ 230 - vale a pena ir de completo, porque os pratos quentes são uma delícia) e, uma a uma, vieram mais de 15 porçõezinhas de pequenos pedaços do céu. Chips de camarão, tofu com dashi, sashimi de toro (a parte mais nobre do atum), chawan mushi... depois, os sushis, feitos um a um, entregues um a um pelo chef sushiman Keisake Egashira, já com a quantidade correta de shoyu - uma leve pincelada.





Descobri que gosto muito de toro, que derrete na boca como dizem, mas sem aquele gosto de gordura de peixe que eu tenho horror, e que ouriço realmente não é pra mim. Também descobri que há muito espaço para criação em sushis - não é somente arroz temperado com um pedaço de peixe. E ratifiquei minha visão minimalista da cozinha - às vezes, menos É mais. Ingredientes frescos e bem combinados fazem milagres.

A parte triste é que, agora, fiquei mais fresca do que nunca! Não consigo mais saber desses japas rodízio por aí!!

Fernandica 1: faça reserva! Até para o almoço! O lugar é pequeníssimo. Liguei no começo da semana para ir no sábado. Tive que "jantar" às 18h porque não tinha mais reserva para as 20h...

Fernandica 2: Falando em almoço, este é imperdível - o executivo custa cerca de R$ 45, vem o suficiente (não é muito, mas o suficiente para um almoço de semana) e é feito pelo mesmo chef.

Para ir: sem o escorpião no bolso! Para conhecer o que a culinária japonesa realmente tem a oferecer além do sushi de salmão com cream cheese.
Voltarei? Sim!!! (quer dizer, não dá para ir sempre, né... mas eu certamente tenho vontade de voltar)
Tipo: japonês tradicional

Fotos: Fernanda I.

Serviço de utilidade pública: Rua Manoel da Nóbrega, 76, Loja 12 - tel. 3266-3819

Nenhum comentário:

Postar um comentário