quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bodas de papel no Attimo


Dia 03 passado, completamos 1 ano de casados! Passou rápido que só, como passam todas as coisas boas da vida.

Fomos comemorar na própria segunda-feira no Attimo, que eu queria conhecer antes mesmo de abrir, de tão curiosa que estava para experimentar a comida ítalo-caipira do chef Jefferson Rueda.
O ambiente é bem gracinha e informal, lembra mais a sala bem decorada de uma tia rica, sabe. No centro da mesa, somente um limão siciliano (quase uma referência ao meu casamento!!). A cozinha fica à vista, através da porta de vidro de correr que abre automaticamente. O chef estava lá!

Para começar, abri uma exceção e aceitei o couvert (R$ 12,80/ pessoa). Não me arrependi – vale muito a pena: Pururucas levinhas, speck italiano (parece um presunto cru), manteiga de azeite (não sei como é feito, mas realmente tem gosto de azeite), canja de galinha (arroz dentro de bolinhos de frango em um caldo espesso e delicioso!), pães artesanais (peguei o italiano e o de torresmo) e tomates-sensação. O “sensação” foi por minha conta, mas tem noção do impacto que tomates defumados numa chapinha, envoltos em fumaça numa redoma de vidro, aberta quando chega à mesa, tem na imaginação de uma pessoa gordinha e impressionável como moi??!! Pois então... Os tomates, além do show a parte, estavam maravilhosos, com um tonzinho defumado e soltando um caldinho digno de uma chuchada no pãozinho artesanal.
Ainda pedimos uma porção de coxinhas (R$ 12 – vem 4 tamanho festa) com molhinho arretado de pimenta e fonduta de catupiry – casquinha crocante, massa ultra cremosa e recheio desmanchando. Deliciosas!! Entretanto, não chego a concordar com a Ailin - as coxinhas do Veloso ainda não perderam seu lugar no meu coração.
Para os desavisados, as coxinhas (e várias outras coisinhas com cara ótima) estão no cardápio de aperitivos/ bar.

De prato principal, pedi ajuda aos universitários ao maître e escolhi a carne de porco em quatro versões (R$ 55), acompanhada do purê de batata mais sedoso do mundo (igual ao da Beth). Não lembro o “termo técnico” das coisas, mas basicamente era uma linguiça artesanal (boa, mas bem normal), uma espécie de morcilla sem sangue (tem um nome engraçado – codeguim), uma barriga de porco (fantástica de boa, parecida com a do Epice) e um medalhão que parecia lombo (fantástico de bom).

O HK pediu raviolinis de camarão e lagostim (R$ 59), que estavam deliciosos, também – especialmente o molho bisque... hmm... cadê meu pãozinho para finalizar??!! 
Phyna...
Gostei muito de ambos, mas, na dúvida, vem na minha. Quê caipira que se preze come camarão?!

De sobremesa, HK pediu a espuma de coco com baba de moça e lascas crocantes de coco (R$ 20). A espuma é um sorvete feito em nitrogênio líquido e tem uma consistência bizarra – é duro, mas, quando você coloca na boca, derrete como espuma. Sinceramente não gostei muito...

Eu pedi o pudim de leite com algodão doce e creme de caramelo, mas eles estavam sem algodão doce... então, me satisfiz com a crostata de mascarpone e mirtilos (R$ 18) – uma tortinha com creme de mascarpone coberto com suspirinhos e mirtilos docinhos que só. Estava boa e leve, mas não achei nada surpreendente.
Talvez o Attimo não seja um lugar de sobremesa.

Continha deu R$ 263,01 (comemos tudo isso acima + 2 águas e 1 taça de vinho tinto - R$ 33).

Momento cricritica – o que eu faria diferente no Attimo?
Eu desaceleraria o serviço! (essa é uma crítica bastante incomum! Rs!) O negócio está tão eficiente (e é muito simpático, devo frisar) que nem havia acabado de comer o couvert quando meu prato chegou à mesa. É gostoso ter aquele momento de “assentamento” e eu me senti quase apressada a comer logo...
Além disso, eu volto a dizer como odeio lugares que servem chá na xícara – é água quente e folha que você não vai mais utilizar! PÕE O BULE NA MESA!!

Voltarei? Possivelmente, sim. Há outros tantos pratos que quero experimentar, como a lasanha de rabada, polenta e agrião. Só não devo pedir sobremesa da próxima vez. Num balanço rápido, diria que ainda prefiro outros restaurantes com preços semelhantes, como o Sal Gastronomia, o Eñe e o hors-concours Maní.
Para ir: com reserva, porque o negócio tá-que-tá. Liguei quarta passada para reservar para o sábado (quando comemoraríamos, nos planos originais) e as reservas estavam fechadas desde segunda!
Tipo: ítalo-caipira!

Fotos: Helio Kwon y yo.

Serviço de utilidade pública: Rua Diogo Jácome, 341, Vila Nova Conceição – tel. 5054-9999



Nenhum comentário:

Postar um comentário