quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bebo porque é líquido. Se fosse sólido, comê-lo-ia. - Parte III


A terceira - e última - receita da série é a Costelinha de Porco Na Cerveja do mesmo ótimo Cozinha Pequena:

Ingredientes:
4 costelinhas de porco;
2 cebolas cortadas em rodelas;
1 limão; (usei 1 ½ limão)
2 dentes de alho amassados;
4 colheres bem cheias (sopa) de molho de mostarda; (usei dijon)
200 ml de cerveja;
sal a gosto (aproximadamente 1 colher rasa de sopa)
grãos de pimenta rosa e de pimenta calabresa a gosto (uma colher de chá de cada é suficiente) (não tinha pimenta rosa, usei pimenta verde em grãos, mostarda em grãos, pimenta do reino, além da pimenta calabresa da receita)

Fatie as cebolas e o limão e faça uma base na forma, para apoiar as costelinhas, reservando a outra metade para cobri-las . À parte, misture a mostarda com as pimentas e o sal e pincele as costelinhas, por todos os lados. (o site não explica exatamente em quê momento usar o alho. Eu usei neste momento – misturei meus alhinhos amassados à mostarda e aos temperos e fui bem generosa nas costelinhas) Cubra com o restante da cebola e das fatias de limão.
Leve ao forno bem quente (250oC) para dourar por uns 10 minutos. Retire e acrescente a cerveja, voltando ao forno para assar, em forno médio (180oC). Vire-as de tempos em tempos para que assem por igual, regando com o caldo do  cozimento de vez em quando.
Estarão prontas quando estiverem bem macias. (as minhas costelas levaram nada menos do que DUAS horas para ficarem prontas, desde o momento inicial em que foram ao forno)

Lá no Cozinha Pequena, tem fotos lindas do preparo, caso fique na dúvida de alguma coisa (se bem que está bem explicadinho, vai!).

Diferente das outras duas receitas que postei, esta ainda não é minha ultimate receita de costelinha de porco na cerveja. Ficou bem gostoso e, conforme foto, ficaram bem vistosas, mas simplesmente não ficou do jeito que sonho. Quero minhas costelinhas desmanchando com o toque do garfo, sabe... e transbordando de sabor.
Não foi o caso.
Ainda.

De qualquer maneira, já foi para meu caderninho e repetiria, sem sombra de dúvidas! Recomendo!

Foto: Helio Kwon

Nenhum comentário:

Postar um comentário