quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Receita: Bolo de Chocolate sem farinha!

Queridos amigos e amigas! Assim como a Fê, eu também adoro bisbilhotar os blogs alheios... principalmente o The Cookie Shop. Um dia, na cia de minha mãe, encontramos uma receita muito curiosa: um bolo de chocolate sem farinha, que a autora do blog chamou de "Chocolate Idiot Cake" (na verdade ela pegou a receita do site do chef David Lebovitz).
Como há tempos procurávamos uma receita sem farinha, decidimos testar. E deu certo!!! O bolo ficou SUPER cremoso, no ponto certo, e nada enjoativo porque usamos chocolate meio amargo, como mandou a receita:

Chocolate Idiot Cake
290 gr de chocolate meio amargo ou amargo de excelente qualidade, picado grosseiramente
200 gr manteiga, cortada em pedaços
5 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 xícara (200 gr) de açúcar

Preaqueça o forno a 180 graus, com uma assadeira grande dentro. Unte uma forma desmontável de 20cm com manteiga e polvilhe com cacau ou chocolate em pó. Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga até ficar homogêneo. Reserve.
Em outra tigela grande, bata ligeiramente os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e misture bem. Não precisa bater.
Despeje essa massa na forma desmontável, tampe com uma folha de alumínio e coloque na assadeira que está no forno. Coloque água quente na assadeira até chegar à metade da forma do bolo. Asse por 1h15min (o meu ficou 1h40min). Está pronto quando você encostar o dedo e a massa não grudar.

Mas nós modificamos um pouco a receita, porque achávamos que era muita manteiga. Colocamos 2 barras de chocolate meio amargo (170g cada) e 100g de manteiga e ficou muito saborosa! Ah, outra dica: sirva fria, porque quente fica meio indigesta.

Voilá! Bon apétit!

Foto: The Cookie Shop

Um comentário:

  1. Eu vi esta receita e até a marquei com uma estrelinha (meaning: quero testar um dia), mas ela acabou preterida com tantas receitas de cupcake que andei testando...
    Agora, fiquei com vontade novamente!

    Ô, Flá, cria vergonha na cara e tira fotos das suas criações, né!

    Beijo

    ResponderExcluir