terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ístanbul, hoşçakal!!

No nosso último dia de Istambul, já sem o GS para separar nossas brigas, minha irmã e eu descemos novamente a Istiklal Caddesi (a pé, dessa vez), vendo com mais calma as lojinhas e as galerias lindas.
Aproveitamos para tomar outro café da manhã turco no Saray Mulhabbebicisi (darei mais detalhes no post sobre restaurantes de Istambul, em breve).

Depois, passeamos pelos bairros de Tünnel e Asmali Mescit, que ficam logo abaixo da Istiklal, na região da Torre de Gálata. Muitas lojinhas bacanas com ares de Vila Madalena!! Recomendo!

Então, pegamos um táxi para a Ortaköy Meydane (praça), que fica de frente para o Golden Horn e é cercada de barzinhos/ restaurantes bem bonitinhos, lojinhas de bijoux e tem até uma parte com food trucks!

Comida de rua turca

Olha o horizonte, com Sultanahmet ao fundo... que lindo!
O lugar é lindo, mas vá só para apreciar a vista: Apesar dos barzinhos parecem bacanas, fui lá que comi o PIOR bolinho de peixe DA MINHA VIDA! Sério... não sei nem como tiveram a pachorra de servir uma coisa tão ruim... Para vocês terem ideia, dei um pedacinho para um gatinho que veio pedir comida - e ATÉ ELE se negou a comer! Ficou brincando, jogando a bolinha de um lado para o outro e depois foi embora, entediado!

Nós, gatos, já nascemos pobres! Porém, já nascemos livres chiques!

Por causa disso, minha irmã e eu pegamos um táxi na congestionadérrima Çiragan Caddesi até a Praça Taksim e jantamos no justíssimo Murat Kelle Paça, numa travessinha da Istiklal (sim, esta região é A região para passar as noites).

O kebab estava bem gostoso e é absurdamente bem servido (acho que deixei mais da metade do prato intacto...), mas também saí meio decepcionada de lá... culpa da Ailin Aleixo, que fez tanta publicidade do lugar, que cheguei achando que ia redescobrir a Turquia na minha última noite...

No dia seguinte, pegamos um táxi cedinho para o aeroporto Atatürk (combinamos a corrida previamente por TL 60), vimos uma briga de sair na porrada no meio do saguão do aeroporto (uma aglomeração tão grande de gente indo para Medina não podia dar em resultado diferente) e pegamos nosso vôo para a Alemanha!
Hoşçakal, Ístanbul!!!
De forma geral, o que posso dizer da cidade...
1) gostei muito de ter ficado hospedada na região da Praça Taksim e recomendo para quem vai ficar mais que 3d na cidade. Menos tempo do que isso, provavelmente você só terá tempo para ver as principais atrações de Sultanahmet, então, é melhor ficar por lá mesmo.
2) achei os 4d inteiros mais que fiquei suficientes para conhecer as atrações e regiões principais da cidade, mas ficaria mais tempo certamente. Mais 1, 2 dias, para comer mais balik ekmek (o sanduíche de peixe de Eminönü), mais midyie (mexilhão vendido na rua!), visitar outros bairros asiáticos com mais calma... talvez até entrar em mais uma ou outra mesquita.
3) táxis são bem baratos e bem disponíveis na maior parte do tempo. Nos horários de rush, es-que-ce! Os taxistas são os mais loucos que já conheci na vida (os cariocas iriam morrer de inveja)... xingam outros motoristas, andam na contramão, andam de ré em quarteirões inteiros, fazem conversões proibidas e correm feito loucos em ruelas estreitas e cheias de curva. Uma montanha-russa... quase literalmente!
4) não tive desprendimento financeiro oportunidade de ir a um Hamam (não sei se me arrependo ainda... acho EUR 60 dinheiro demais para um banho...), mas acho que deve ser uma lifetime experience...
5) lifetime experience mesmo é usar um banheiro turco - quando se está de calça! Hahahahaha! Para quem desconhece, é aquele banheiro que é um buraco no chão. Para quem está de saia, é uma coisa muito prática. Talvez até mais prática que banheiro ocidental. Achei higiênico e ecologicamente sustentável. Especialmente em caso de banheiro público.
6) estive lá na última semana de agosto, e o clima estava agradabilíssimo. Durante o dia, calor e sol (mas nada insuportável. Venta bastante na cidade); à noite, dá uma esfriada e dá até para usar uma camisa de manga longa. Muito bom.
7) um FANTÁSTICO site para te ajudar a viajar desempacotado para a Turquia é o Turkey Travel Planner, que tem TODAS as informações possíveis e imagináveis que se precisa saber sobre a Turquia inteira (não só Istambul). Recomendo muitíssimo. (além, óbvio, das sempre ótimas dicas do pessoal do VnV).

Fotos: Fernanda I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário