sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia 3 em Istambul

O terceiro dia de Istambul foi bastante corrido... era o último dia do GS conosco e precisávamos conhecer todo o centro histórico (Sultanahmet)!
Pegamos o funicular da Praça Taksim para Kabatas, depois o tram para Sultanahmet para começar pelo Palácio Topkaki - quero dizer, a gente e uma multidão... olha essa foto (foca naquela filona de gente lá atrás):



O palácio é superbonito, bem o que se espera de Turquia, com aqueles azulejos maravilhosos, cores vivas, aquele ar oriental misterioso...
Sala de onde o sultão assistia os jogos esportivos que aconteciam nos jardins

Infelizmente, não tivemos auxílio de nenhum guia (e a gente odeia os audioguides...). O palácio é meio confuso... além de estar lotadaço (ponto turístico mais cheio de Istambul, definitivamente), são muitas edificações diferentes e separadas e você fica meio perdido - será que já vi tudo? Aonde ainda não passei? Meio desorganizado... podiam dar ao menos um mapinha com informações básicas ao visitante.
Fomos ao Harém, também, obviamente (também estava lotado, apesar do ingresso ser a parte). Está mais acabadinho que as outras áreas do palácio... mas bastante interessante pensar como as coisas lá funcionavam... a hierarquia entre as mulheres, as intrigas, os segredinhos pelos pátios e corredores... viver lá não devia ser fácil, não!!!

Depois, fomos à Aya Sofya, que já foi igreja católica, já foi mesquita e, agora, é museu (foi o Atatürk que a transformou em museu):

Nossa Senhora com Islamismo!
Depois, fomos à Cisterna da Basílica, que é um sopro de frescura naquele calorzão que ainda é Istambul em setembro (ela foi construída para abastecer todo um palácio e seu complexo, no subterrâneo...)! É simples e fácil, mas foi um dos programas que mais gostamos de Sultanahmet!

Depois, (finalmente) fomos almoçar no Khorasaní, que fica lá pertinho, numa rua superbonitinha com cara de pega-turista. Apesar da região turística, o adana kebab não me decepcionou! Estava BEM gostoso! E o arroz (se há uma coisa que turco faz bem, além de negociar, é arroz! Todo arroz que comi lá era bom!! Hahahaha)... e os tomates assados docinhos... 
Uma delícia!!

Daí, pegamos o tram novamente para o Grand Bazaar, onde, quando você conta que é brasileiro, todo o mundo sempre tem uma foto para te mostrar com a Cláudia Raia ou com o Toni Ramos! Hahahaha!
O Grand Bazaar é bem mais organizado e vazio do que eu esperava... e sei lá se eu tenho cara de pobre, mas não me senti demasiadamente assediada enquanto andava pelos seus corredores. Claro que eles chamavam e perguntavam de onde éramos, mas bastava não dar bola. Achei que os turcos tem muito a aprender com as criancinhas peruanas neste quesito! 
Óbvio - compramos pashminas!! Disse o tiozinho da loja que eram 100% cashmere. Se são mesmo, não sei se saberei algum dia... mas são absurdamente leves, quentes e macias de verdade.
Passe de tram vendido em maquininhas nas paradas

Depois, pegamos o tram de novo para Eminönü.

E, aqui, vou parar rapidamente para falar do tram: acho que falei que adoro trams depois de ir a Roma, mas, se não, falo de novo: ADORO trams! São fantásticos, rápidos, não enfeiam a cidade... devem ser baratos e fáceis de instalar... Por que não colocamos um na Faria Lima?? E outros na Rebouças e na Av. Brasil?????? 
Sério...

O Spice Bazaar/ Mercado Egípcio, ao contrário do Grand Bazaar, é um ABSURDO de lotado!!! Sério, dá vontade de morrer (ou de matar). Mas não dá para não ir... foi uma das coisas que mais gostei em Istambul, sem sombra de dúvidas. É tanto tempero, tanto chá, tantos doces turcos, tantas sementes... dá vontade de trazer tudo para o Brasil!!





Depois de lá, fomos para casa descansar. Para jantar, descemos a Istiklal Caddesi (que é mais cheia e interessante à noite que durante o dia) até a Nevizade Sokak, uma rua CHEIA de barzinhos e restaurantes com as mesas na rua. Não nos arrependemos! A rua é MUITO legal, e as porções estavam supergostosas!
Istiklal Cad. à noite
Meze na Nevizade Sokak
Fotos: Fernanda I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário