quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dicas da Capadócia

Vou começar o post com uma imagem que vale mais que mil palavras:

Fiquei 2 dias inteiros na Capadócia (ou Kapadokya, como dizem os locais) - e acho que foi o suficiente. No final do segundo dia, estava meio cansada de ver casas incrustadas em cavernas, para ser bem sincera...

Voei de Turkish Airlines (vôos diretos para Istambul, cerca de 13h) e super recomendo - atendimento super educado (isso é luxo na classe econômica...) e comida gostosa (tem talheres de metal!). Pena que a sessão multimídia é um fracasso... acabei assistindo O Diabo Veste Prada pela 58a vez.

Cheguei de madrugada no aeroporto de Kayseri (o aeroporto da Capadócia é o de Nevsehir, mas não tem tantos vôos quanto o de Kayseri, então, a maioria das pessoas acaba chegando e saindo por este, apesar de ficar há cerca de 1h30 - pelo menos, as estradas são bem boas).
Para quem chega em horário "normal", há vans que fazem regularmente o trajeto Kayseri-Capadócia por USD 10, com (qualquer) agência de turismo. Entretanto, como eu cheguei num horário pouco ortodoxo, acabei fechando um transfer privado (EUR 45) com a Peerless Travel. O pessoal da agência é tão engajado no serviço que o próprio Mustafa, com quem negociamos os passeios, veio me buscar. Hahahaha!
No caminho, ele foi me contando que tem tanto brasileiro indo à Turquia nos últimos meses, por conta da novela da Globo, que muitos guias vieram ao Brasil estudar português! O curioso é que, quando recebem turistas portugueses, não conseguem atendê-los nesta língua - não entendem sequer uma palavra que os turistas falam! Hahahaha!

A Peerless foi ótima, respondeu rapidamente a todos nossos questionamentos e não nos deu sequer uma dor de cabeça. Os preços, comparados aos das outras agências, também se mostraram os melhores.
A fernandica, quando for cotar passeios (em qualquer agência), é não se identificar brasileiro(a). Minha irmã escreveu para uma agência em inglês, falando que era brasileira, e eles nos responderam em português praticamente perfeito e com os preços nas alturas!!!

Escolhemos Göreme como cidade-base (vs. outras cidades da Capadócia, como Ürgup, por exemplo) porque achamos que seria uma cidade mais fácil para fazer passeios desempacotados. Sinceramente, como não cheguei a ir às outras cidades, não sei se escolhemos direito, mas eu gostei bastante de ficar em Göreme e, de fato, foi fácil ir ao Göreme Open Air Museum (ponto turístico certeiro) sozinhos e a pé.

Ficamos no Safran Cave Hotel, reservado via booking.com. O hotel é uma graça, quarto confortável e cama, idem. A localização também é boa, mas, em Göreme, tudo é relativamente perto (ou longe...) de tudo. O atendimento também é o máximo da simpatia - uma família querida que faz tudo para te deixar confortável.
O melhor, entretanto, é o café da manhã - montão de frutas super doces cortadinhas, cereais, iogurte, queijo (feta!! Porque, lá na Turquia, até sanduíche de avião tem peynirli feta! Uhuuu!), tomate (os turcos comem salada no café da manhã), ovo cozido, azeitonas (não pode faltar!), pãezinhos... e a cereja do bolo: a matriarca da família faz gözleme (uma espécie de arais de pão pita, com queijo e ervas) fresquinho para os hóspedes!!!! Um café da manhã para turco (ou nipo-brasileira faminta) nenhum botar defeito!!! ;o)

Este gözleme era de outro lugar, mas só para vocês terem uma ideia de como era.
No meu primeiro dia de Turquia, acordei no maior susto, com o primeiro adhan do dia (o chamado à oração, feita pelos muezzins, pelos minaretes das mesquitas da cidade - são cinco vezes que os muçulmanos devem rezar por dia, e, como os horários variam, os religiosos são "avisados" por este chamado). O primeiro adhan do dia normalmente acontece bem cedinho, antes do sol raiar, e uma das coisas que eles dizem é "louvar é melhor que dormir"!

Depois de acordar de verdade, fomos para o nosso primeiro tour da Capadócia - as cidades subterrâneas de Derinkuyu. O lugar é ULTRA interessante, mas não vou ficar explicando tintim-por-tintim aqui. Wikipedia tá aí para isso, né, pessoal.
Nossa guia era pequenininha, devia medir menos de 1,50m... Olha como os corredores são estreitos e baixos!
O que digo é que acho que vale a pena fazer este tour com um guia, para que ele possa te explicar o que era cada cômodo, as curiosidades, como as pessoas viviam lá enquanto estava refugiadas etc. Fechamos com a Peerless, também, por USD 70 por pessoa.

Em seguida, atravessamos uma parte do Vale Ihlara e almoçamos (superbem!) numa espécie de sala-balsa (elas ficam sobre a água!).


Sopa de lentilhas (bem típica)
Peixe grelhado com legumes grelhados e arroz. Olha o suco de cereja!
Seguimos para a Vila Selima, com muitas igrejas e outras construções nas cavernas. Bem interessante.

Jantamos num dos inúmeros restaurantes da cidade. Todos parecem igualmente bons (ou igualmente médios) e sinceramente não sei se há algum de destaque...
Comi bem um kebab típico dessa região - ele vem num vasinho de cerâmica, que é quebrado na sua frente! Dentro, parecia mais uma "carne de panela" (super comfy!!), muito gostoso.
O melhor foi o arroz (e isso foi uma percepção geral, em praticamente todas as refeições da Turquia), que estava muito gostoso, bem temperadinho! Delícia!!
E o pior foi o vinho turco, que, além de tudo, foi caro. Não entendo nada de vinho, mas sei quando não gosto - e foi o caso.


No segundo dia, acordamos supercedo (a van veio nos buscar às 5h) para fazer o famoso passeio de balão com a Ürgup Balloons (EUR 110 por pessoa, comprado via Peerless, também).
LINDO! LINDO! LINDO!
Sem outras palavras para este passeio, que, sem dúvida, é o ponto alto da Capadócia!!! Não pode voltar sem fazer!!!!!

Para este passeio, as fernandicas são: casaco e boné! Casaco porque faz frio de manhãzinha, e boné porque você vai cansar de queimar a cabeça com o lança-chamas que é acionado para aquecer o ar dentro do balão, levando-o para cima!!! No final do passeio, pensei que estivesse calva.

Nossa experiência com a Ürgup foi boa (voltei viva, oras!), realmente não sei a diferença entre uma empresa e outra... Os meninos do nosso hotel disseram que não era das melhores, mas vai saber se simplesmente não queriam vender o passeio pela empresa do amigo deles!
(ô povo desconfiado...)
O mais importante, na minha opinião, é procurar algum balão com menos pessoas por cesto - há aqueles que entulham mais de 25!!! O nosso estava com 12 pessoas e todas tiveram uma visibilidade muito boa.

Depois de lá, fomos a pé (uns 15 minutos, embaixo de sol forte, sem sombra) ao Göreme Open Air Museum, uma espécie de complexo de igrejas (em muitas, a pintura está ainda em bom estado de conservação), com seus refeitórios e cozinhas incrustadas em cavernas, onde a religião cristã era ensinada nos séculos II e seguintes.
Bem interessante. Bem cheio de turistas (brasileiros), também.

Voltando para o centrinho, encontramos uma loja de cerâmica que foi eleita a mais linda da viagem! A loja, que parece pequena, mas é enorme (a parte do subsolo é a mais linda de todas), tem (a maioria) peças pintadas a mão pelo dono da loja... cada coisa mais delicada que a outra.
Chama-se Göreme Ceramic (e, para quem se empolgar visitando o site, fique sabendo que dá para comprar on line - eles enviam para o Brasil!!!) e definitivamente merece uma visita!

Acabamos nosso turismo na Capadócia no Devrent Valley (Vale da Imaginação), cujos montes/ colinas foram moldados pela ação das intempéries formando desenhos (como os desenhos que a gente vê nas nuvens fofinhas).
O camelo é a única coisa que pessoas com pouca imaginação como eu conseguem ver neste Vale da Imaginação...
O passeio, sendo bastante franca, é meio programa de índio... Em poucos minutos, já estávamos fartos das imagens e resolvemos voltar (também contribuiu a questão do sol de rachar sem nenhuma sombra... e o medo de se espatifar e sair rolando rochas abaixo a qualquer momento).

Fomos de táxi. Se não me engano, deu uns TL32,50 a ida. Para voltar, o taxista sugeriu esperar e cobrar o dobro. Foi um bom deal, porque não vimos outros táxis por lá, e o Vale fica relativamente longe da cidade (dá uns 20min de carro enfurecido).
Outra vantagem de ir de táxi foi que ele nos levou a este mirante:

Boa forma de se despedir da Kapadokya, não??

Fotos: Fernanda I. e Patrícia I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário