quinta-feira, 12 de julho de 2012

Maria Escaleira

"Todo mundo já escreveu sobre este restaurante (isto é, já li em vários blogs e jornais), mas e daí? Vou dar minha impressão também! Estou falando do Maria Escaleira, um restaurante de culinária do Leste Europeu (na verdade, da Polônia, país de origem do chef), aberto este ano numa casinha-gracinha, típica de Pinheiros. Fazia tempo que eu queria ir, para comer os tradicionais “pierogis”, que conheci na Cracóvia!
Como eu disse, fica numa casinha charmosa, com decoração simples e todos detalhes em vermelho e branco, as cores da bandeira Polska. O cardápio não é extenso, mas, como sempre, fiquei na maior dúvida na hora de escolher!
A parte mais fácil foi escolher a entrada. Fomos direto na meia porção de pierogi (apesar de haver outras opções bem interessantes, mas ficam para uma próxima...). Lembro que, na Polônia, comi com vários tipos de recheios (carne, queijo cottage), mas o que eu mais gostei mesmo foi o “ruskie pierogi”, a opção disponível no cardápio do Maria Escaleira. São uma espécie de raviólis, recheados com um creme de queijo branco e batata com ervas, cobertos por pedacinhos de bacon crocante! Para dizer a verdade, eu não lembro direito do gosto dos que eu comi na viagem (rsrs!), só sei que este é muito bom (e o bacon, vou dizer, dá um toque gordo especial!!!). Para o meu paladar, seria um pouco enjoativo como prato principal, mas como entrada, é perfeito. (obs: apesar de aparecerem só 4 na foto, vêm 6 unidades...)
Agora, ao prato principal! Fiquei com vontade do paprikás e do goulash, mas tive a impressão de que os do restaurante vinham com bastante pimentão (eu não gosto muito...), diferentes dos que eu comi na Hungria ou República Tcheca, que eram praticamente batata, batata, molho, condimentos e... demais ingredientes (como dizem meus pais, sou a “Sra. Batata”!!! Hahaha!). Fui, então, de Strogonoff Maria Escaleira, muito bem recomendado pelos blogs lidos e pela mesa ao lado. Minha mãe escolheu o Golabki (tinha uma cedilha estranha na letra “a” e um traço no “l”, que não consegui reproduzir... Sorry...).
Meu strogonoff estava muito gostoso, mas meu preferido continua sendo o da minha mãe (vejam bem: nada que desabone o Maria, pois modéstia alheia à parte, minha mãe é cozinheira de mão cheia! Hahaha!). Gostei mesmo dos acompanhamentos! O arroz veio com um gostinho de coco, que combinou perfeitamente com o strogonoff. Outro que caiu como uma luva foram as cenourinhas meio adocicadas! E, como boa “Sra. Batata”, adorei o purê com gergelim!
As cenourinhas e o purê também acompanharam muito bem o golabki da minha mãe! Afinal, o que é isso?! Charuto polonês de repolho, recheado com arroz e carne bovina, ao molho de tomate. Estava muito gostoso. Devia ter páprica, pois estava picante (adoro!). No final das contas, devia ter copiado minha mãe! Rsrs!

Os pratos são muito bem servidos. Por isso, não aguentamos quisemos sobremesa, mas havia uma opção de bolo de queijo com pêssego (não me lembro o nome... Estava em polonês, poxa!), que me pareceu apetitosa (a mesa ao lado aprovou! Rsrs!).
Não achei caro, e olha que sou a “muquirana” que minha irmã citou no post sobre o Coco Bambu (Humpf!). Pelos pratos acima, mais refrigerantes e cafés, paguei R$ 94,93

Voltarei? Acho que sim!
Para ir: num agradável almoço de sábado (atenção! Não abre aos domingos!)! Ou mesmo durante a semana, para quem tem a sorte de trabalhar por perto.
Tipo: Comida gostosa do Leste Europeu"

Post por Patrícia I.

Fotos: Patrícia I.

Serviço de utilidade pública: Rua Cônego Eugênio Leite, 1055, Pinheiros - tel. 2364-9913

Um comentário:

  1. Agora o Escaleira tem novo horário de funcionamento e abre aos domingos para almoço. Confira no site www.mariescaleira.com.br

    ResponderExcluir