segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dadinhos de tapioca

Lá em Gonçalves, fiquei viciada no dadinho de tapioca que experimentei no Kitanda. Quem diria que a receita veio de São Paulo, né!... mais especificamente do Mocotó (gente, será que vou conseguir ir lá algum dia???!!!).
Bastou googlar "dadinho de tapioca" para encontrar este vídeo ultra explicativo do Rodrigo Oliveira ensinando a fazer!! Olha a receita:

INGREDIENTES 
250g de tapioca granulada 
250g de queijo coalho ralado
500 ml de leite quente 
8g de sal 
1 pitada de pimenta branca 

MODO DE PREPARO 
Misture o queijo ralado e a tapioca ao leite bem quente, mexendo sempre. Acrescente os temperos e mexa até a mistura começar a firmar. Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por de 2 a 3 horas. Corte em cubos e frite por imersão a 180ºC até dourar. Sirva com molho de pimenta. 
Quando acabei de adicionar o queijo ao leite, minha massa parecia uma gororoba gigante, nada fluida como a do vídeo... mas, se a sua ficar assim, também, não se desespere - fica perfeito no final.
A receita é ultra-fácil, e nem tem muito espaço para as improvisações... então, deixe as suas para os acompanhamentos. A geleia de pimenta ficou fantástica, assim como o maple syrup que trouxe do Maine (hahahaha! o negócio é de 2007!!!). 


Fez sucesso que só!


Foto: Helio Kwon.

5 comentários:

  1. pode me chamar a próxima vez que fizer!não vou achar ruim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá decidido, então. Quando vierem jantar em casa, vai ter dadinho de tapioca de entrada!

      Excluir
  2. Hahahahaha! Eu fui comentar q estava morrendo de vontade e olha quem tinha comentado logo antes?? hahahahahah
    Onde você encontrou a tapioca, Fernanda?
    No supermercado normal???

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!
      Sim, é aquela tapioca seca, flocada, normal...
      Não tem erro!!!
      Mas não vai fazer na sua casa! Se você fizer, o que eu vou servir de entrada quando vocês vierem??!!!

      Excluir
    2. Ai Fernanda e o que eu faço com a minha lombriga por esses dadinhos? Preciso resolver logo senão a loja vai nascer com cara de dadinho de tapioca!hahahahaha
      Mas não farei em casa não, vou fazer em Campos este fds! hahahaha Não se preocupe, com a cara boa que isso tem, eu não me incomodo em comer de novo!!!
      Um beijo!

      Excluir