terça-feira, 21 de julho de 2009

Colômbia, mi pasión! Parte 3: restaurantes.

E lá vamos nós para a parte que todos aguardavam: os restaurantes! A Colômbia tem uma diversidade de lugares para conhecer parecida com São Paulo. Lógico que aqui temos uma variedade muito maior e se optarmos por jantar grego às 3h da manhã, encontraremos algum. Lá durante a semana você pode setir fome até às 22h, horário em que praticamente todos os restaurantes fecham as portas. E quem está dentro pode continuar. Mas eles não se incomodam em ir tirando cadeira e limpar o chão enquanto você está lá. Ah, e uma coisa muito estranha é que se você chega num restaurante quase perto da hora de fechar, tipo 1 hora antes, e escolher algum prato, é bem capaz de você não conseguir comê-lo... porque eles não tem estoque suficiente do prato. É mole? Estamos bem acostumados com São Paulo.

O primeiro lugar que gostaria de descrever é o chamado "Casa Vieja". Localizado na Zona G (zona gastronômica) de Bogotá, este é um restaurante de comida bem típica, e sem dúvida o melhor lugar para se conhecer a cozinha típica da Colômbia. O atendimento é impecável, o pessoal como já mencionei em outro post tem muita paciência para explicar aos estrangeiros o que é cada ingrediente. Pedimos como entrada os caramiñoles de carne, bolinhos cuja massa é à base de mandioca. Meu prato principal foi o famoso ajiaco bogotano, uma sopa feita com três tipos de batatas diferentes, galinha, milho e servida com creme de leite, abacate e alcaparras. Para a sobremesa, um prato com doces típicos da região, como doces de figo, de goiaba e de papayuela, doce de natas e doce de leite. Estava tudo impecável e pagamos R$ 80, incluindo bebidas e café.

Bom, mas não é só de restaurantes tradicionais que vive a Colômbia! Um dos lugares que mais gostei de ir foi num lugar chamado “Crepes and Waffles”. Meu Deus do cééééu!!! Ali só tem coisas que eu gosto: crepes salgados de tudo quanto é tipo (vegetarianos, de frango, de carne), pitas (uma mistura de salada com wrapp, milhões de tipos de saladas, crepes doces de váááários sabores e waffles também cheios de opções! O lugar, além de super simpático e aconchegante, é barato e de ótima qualidade. Sempre lotado de gente de tudo quanto é tipo, é uma opção super diferente e para todos os gostos e tipos de fome!
Fui lá várias vezes e cá estão as minhas sugestões: salada mikonos (4 fatias de salmão defumado, alface, azeitona preta, pepino, queijo feta, molho de azeite, acompanhada de pão sírio integral – FANTÁSTICA E MARAVILHOSA opção!); salada do balcão (existe no restaurante um balcão com várias opções. Basta pegar sua cumbuca, enchê-la, tempera-la e mandar ver! E atenção: o preço só dá direito a se servir uma vez. Mas se você caprichar, comerá muuuuito bem), crepe de ricota com espinafre e molho de tomate (light e sustenta!), crepe de strogonoff (provei de uma pessoa que pediu. É bom, mas não se compara ao strogonoff do Brasil), crepe de mussarela, tomate, champignon (ótimo, mas pesado), mini waffles de nutella com morango (meu paaaaaaiiii!) e crepe de nutella (nem preciso comentar esse NE?!). As fotos aqui ao lado não me deixam mentir! Além de tudo isso, a casa serve sorvetes deliciosos e super bem montados. É só escolher o sabor, tipo (copinho, casquinha ou cheio de caldas e castanhas) e mandar ver!

Outra dica para conhecer de Bogotá é a lanchonete “El Corral”. Mistura de Lanchonete da Cidade, The Fifties e Joakin’s, o lugar é simpático, gostoso e cheio de boas opções, não apenas sanduiches. Da primeira vez, provei uma um salmão grelhado com legumes cozidos. Que MARAVILHA de salmão: grelhado na medida certa, um uma casquinha crocante em volta alucinante! A segunda vez fui mais light: comi uma salada asiática, com verduras asiáticas, repolho, pimentão, amendoim, lulas e camarões, com molho meio agridoce e caprichado no alho. Muito boa, apesar de ter ficado com gosto de alho por 1 dia. Na última vez, e para fechar com chave de ouro, comi um hambúrguer Italiano, com queijo mozzarella, molho napolitano e queijo parmesão. Muito bom, leve, tem que conhecer, mas não se compara ao hambúrguer da Lanchonete da Cidade. Uma das pessoas que estavam comigo comeu o pequeno hamburguer da primeira foto... não sei o que tinha dentro além de 500g de carne, bacon, cebola e queijo. Mas cuidado: se você for comer um destes esteja com fome e disposto a ficar 1h e pouco degustando... esse hamburguer é só para os fortes!

Para finalizar este post (ufa!), termino com uma dica ótima: confeitaria Doña Dicha! Próxima ao centro comercial Hacienda, no bairro Uzaquén (endereço: Calle 120, número 9-76 – sim, as ruas na Colômbia são todas de números, como em NY), a pequenina casa serve os melhores docinhos que comi em Bogotá! Com jeito e decoração de casa de vó, ali você se delicia com tortas das mais diversas (limão, nozes, chocolate), bolos com tudo o que você pode imaginar (doce de leite, mousse, chocolate, morango), biscoitos sensacionais (com amora, chocolate caramelado, nozes – o melhor certeza! Parece um brownie sem chocolate), pães, geléias, enfim, tudo o que uma vovó adora cozinhar!!! Mas o melhor de tudo que provamos de lá foi o brownie, que só perde para o da Bella Paulista! Doce, porém sem ser enjoativo, ele é feito com chocolate meio amargo e vem sem cobertura! Ideal para tomar com um cafezinho no final da tarde! Não deixem de provar!!!

Bom, tem mais? CLARO!!! Que pergunta. Mas só no próximo blog, senão vou engordar só de lembrar de todas essas delícias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário