sábado, 18 de julho de 2009

Colômbia, mi pasión! Parte 1: cidade e pessoas.

Olá a todos! Depois de quase 1 mês sem escrever, cá estou eu com uma importante missão: relatar com detalhes todas as minhas impressões e dicas da minha última grande experiência: Bogotá, capital da Colômbia! Sim pessoas, estive lá de 15 de junho a 10 de julho a trabalho e acho que foi tempo suficiente para ter alguma coisa para falar! Vou dividir meus posts em vários porque senão não haverá página que comporte tanta coisa! Mas tentarei dar dicas sobre restaurantes (básico!!!), passeios, lugares, pessoas, enfim, sobre tudo o que eu me lembrar!

Pra começar, minha impressão geral: Bogotá é linda! Sério, comentei com a Fê que nós brasileiros desconhecemos a América Latina, sobretudo a Colômbia. Todos vão sempre para Argentina, Chile e às vezes Peru. Mas eu perguntava pra todo mundo da Colômbia e apenas 1 pessoa que eu conheço já tinha ido para lá! Por isso minha missão neste blog é fazer com que vocês se apaixonem pela cidade tanto quanto eu!

Bom, Bogotá possui quase sete milhões de habitantes, é a maior cidade do país e uma das mais populosas da América do Sul e do mundo! A cidade me lembrou muito Toulouse, no sul da França, porque a maioria das construções (casas e prédios) são de tijolinho, dando à cidade aquele ar de cidade européia! Uma delícia! O mais legal é que os prédios mais altos como os daqui de São Paulo são poucos, sendo que a maioria tem entre 4 e 7 andares.
É difícil ver aquela quantidade bizarra de pichações. Lógico que existem como toda grande cidade, mas mais para o centro da cidade isso não acontece. Comparada com São Paulo, Bogotá é uma floresta! Sério, muitas ruas são arborizadas, e nos bairros tem diversos parques com aqueles brinquedos bem americanos. Aliás, os colombianos são mega fãs dos americanos... deve ser por isso que esses parquinhos são parecidos com os do Tio Sam e porque os táxis são amarelos!

O trânsito da Colômbia deixou bem a desejar. Não se compara ao nosso, mas lá eles buzinam pra tudo, TUDO mesmo! Eles são meio nervosos para dirigir, aceleram muito, correm e é um tal de um fechar o outro que pelo amor! Nossa, fechar um cruzamento lá é coisa normal, como na Índia! Quando comecei a enfrentar o trânsito na primeira semana, lembrei daquele desenho do Pateta, que era bonzinho, mas quando entrava no carro virava um montro... pois bem, é quase assim! Hehehe...

Quando não estão no trânsito, os colombianos são extremamente bem educados! De verdade, eles te atendem muito bem não importando onde você esteja: cinema, restaurante, hotel, taxi, shopping, na rua, enfim, em todo lugar. Bastou você falar “Muchas gracias” para os caras te responderem “Com mucho gusto”, “Para bien servirte”, “Que esté bien” e muito mais! Nossa, dá até raiva de tanto que eles são educados! E são formais e bem vestidos também. Não tive problema de falta de educação e fui excelentemente bem tratada! Eles estão de parabéns!!!

Chega? Não! No próximo post colocarei dicas de passeios que eu fiz e alguns restaurantes! Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário