quinta-feira, 11 de abril de 2013

A jornada pela baguete perfeita

Há uns anos, fui a uma “peça-apresentação” do Olivier Anquier em que ele preparava uma receita enquanto conversava com a plateia e contava histórias da vida dele. Quando fomos, ele fez pão e contou da dificuldade em “acertar” a receita quando chegou ao Brasil. Quando agradava a si, desagradava os clientes; quando agradava os clientes, desaprovava a receita... Isso tudo porque brasileiro gosta de miolo mole e pouca crosta, completamente diferente do francês.

Não é à toa, então, que estamos encontrando uma dificuldade enorme para encontrar uma baguete decente em São Paulo. Já provei as do Pain de France, Quartier du Pain, 7 Molinos, Blés D’or, Le Vin, Douce France (que simplesmente não serve mais baguete)... e todas foram uma decepção. Não passam de um pão francês espichado. Qual é a graça disso???

Outro dia, entretanto, finalmente encontramos algo minimamente próximo a Eric Kayser – a recém aberta Bonheur de Pain, na Alameda Santos (caminho de casa! Uhuuuu!!), tem uma baguete de fermentação natural, crostuda e glutenuda como a vida uma boa baguete deve ser, la tourte.
O padeiro (francês, com sotaque fortíssimo) estava lá todas as vezes em que fomos. Solícito, conversou longamente sobre o treinamento dos funcionários, sobre como não se encontram bons pães em São Paulo, apesar da confeitaria estar muito bem representada, e sobre a dificuldade em fazer bons croissants sem manteiga de alta qualidade (que já era uma teoria minha). Também sugeriu o pão de grãos e o de campagne, que já atingiram um alto nível de qualidade, e avisou que o croissant ainda não está tão bom quanto deveria, mas que ainda chega lá.
O de grãos, já experimentamos e aprovamos!! Agora, aguardamos ansiosamente a melhora do croissant!!

A Bonheur é uma rede francesa, com 2 lojas em Paris, outras 4 espalhadas na França e uma loja, em breve, em Londres.

Voltarei? Sim!! Já estou voltando continuamente.
Para ir: e comprar pão! Tem algumas pouquíssimas mesas dentro e algumas mesinhas na calçada, dispostas de forma parisiense (com as cadeiras voltadas para a rua). Infelizmente, a rua não é muito agradável, porque a Santos é muito movimentada.
Tipo: padaria francesa.

Serviço de utilidade pública: Al. Santos, 551 – tel. 3251-5008

2 comentários: