sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dicas de Buenos Aires by Tia Ângela

Esta semana, coletei algumas dicas de Buenos Aires para um amigo que está indo para lá. Despretensiosamente, pedi as indicações fresquinhas da Luciana e do Evandro, que estiveram lá há pouco, e o que recebi foi nada menos do que o ultimate guide de Buenos Aires by uma das pessoas mais finas que conheço.
Com sua permissão, seguem as dicas gastronômicas preciosíssimas da tia Ângela, mãe da Luciana:


"Carnes:

Don JulioGurruchaga, 2100 (esq. com Guatemala), Palermo Soho – Lugar simples mas bem arrumadinho. Enche nos finais de semana. Desta vez foi onde comemos a melhor carne. Duas porções sevem bem 3 pessoas. Minha sugestão para quem gosta de carne mal passada ou ao ponto: Ojo de Bife e bife de Chorizo Ancho.

Piegari Vitello - Posadas, 1089 - Fica embaixo do viaduto da 9 de Julio, num espaço que se chama “La Recova”. As porções servem 2 pessoas e por isso o total da refeição fica num custo normal. Para 3 pessoas, peça 1 entrada e 1 prato. Do outro lado da rua fica o Piegari Restaurante (vide  "Comida Variada").  

Las Cholas - Arce c/ Arevalo, Las Cañitas - A uma quadra do El Primo.

La Brigada - Estados Unidos, 465 (quase esquina com Defensa), Santelmo – Ares de cantina do Bexiga. Ampliaram e a espera diminuiu. Achei um pouco cheio de turistas.....

Campobravo Baez, 292 (com Arévalo), Las Cañitas ou Honduras, 5600 (com Fritz Roy), Palermo Hollywood 


Empanadas

ElCuartito Talcahuano, 937 (quase esq. com Paraguay), Centro - Lugar simples mas muito tradicional para empanadas e pizzas.  Costuma ter espera, mas vale a pena.

El Sanjuanino - Posadas, 1515 (quase esq. com Callao), Recoleta - Fica na rua de trás do Pateo Bullrich. Lugar simples para almoço, frequentado por pessoas da região. As empanadas são muito boas. Tem outras comidas típicas. Se ficar no salão superior, esteja pronto para falar de futebol com o garçon (ele é uma figura!).


Restaurantes Antigos:
Buenos Aires tem uma série de restaurantes muito antigos que foram restaurados. Sentar-se em um deles é uma viagem no tempo.

Las Violetas - Av. Rivadavia, 3899 - Na minha opinião, é o mais bonito, apesar de ser o mais “afastado” do centro (mas não é longe!). Os “sanduíches de miga” são ótimos. Pelo menos, dê uma olhada nos doces.

Café Tortoni - Av. De Mayo, 825 - Só para tomar um café e comer uma medialuna ou um churro. Vale a visita porque é uma das “confiterias” mais antigas e tradicionais de BsAs. Era onde os cantores de tango se reuniam na época de Gardel. Tem apresentações de tango. Pode haver espera.

El Globo - Hipólito Yrigoyen, 1199 (perto da Av. De Mayo) - Nos dias frios pedir puchero, que é um cozido misto de carnes.


Pizza:
As pizzarias de Buenos Aires são, via de regra, muito feias. Porém, há exceções.

Pizza Cero - Av. Libertador c/ Calle Taglie, Palermo - Muito bonita e a pizza é muito gostosa. É do tipo pizza-bar.

Los Inmortales - É uma pizzaria muito antiga e bem reputada. Tem vários endereços na cidade, muitos no microcentro. O endereço mais agradável, na minha opinião é: Paraná, 1209 (entre Juncal e Arenales)


Comida Variada:

Amici Miei Defensa, 1172 (plaza Dorrego), San Telmo - É uma portinha que dá numa escada. Subindo, chega-se ao acesso de um salão bonito. Os pães do couvert são maravilhosos, as massas, excelentes e o Tiramissu está entre os melhores que já comemos. Tudo feito lá. Reservas 4362-5562 ou 4361-2929.

Piegari Restaurante - Posadas, 1042 - Também fica no "La Recova". As porções também servem 2 pessoas. Comemos um ravióli de cordeiro que passou para a história! Vou ter que voltar para provar o risoto com ossobuco.

El Obrero - Agustín R. Caffarena, 64, La Boca - Comida porteña. Melhor fazer reserva. Foi indicado por porteños, mas não chegamos a ir. As críticas na internet são muito boas.

La Parolaccia - Tem vários em BsAs. Nós fomos na Cerviño 3561. Tem também em Puerto Madero, Belgrano e Barrio Norte. Restaurante bem arrumado. Come-se bem.

Doppio ZeroSoldado de la Independencia, 1238 (entre Federico Lacroze e Teodoro Garcia), tel: 4899-0162, BelgranoRestaurante de massas feitas no local. O proprietário, Mariano, ajuda a servir as mesas e é muito simpático. Reservar.

La Querencia - Junin, 1314 (esquina com Juncal), tel: 4824-4483, RecoletaCozinha regional muuuito boa mesmo! Não aceita cartão. Reservar.


Mais opções
Os sites Planeta Joy e Guía Oleo são excelentes referências.


Sorvete

Un’AltraVolta - Também está se espalhando pela cidade. Experimente o sabor “marron glacê” . Os de chocolate são o destaque da sorveteria.

Persicco Agora há várias pela cidade. Muito gostoso!


Bares com apresentação de tango para porteños: Bar La MusettaSanata Bar, Lo de Roberto,  Teatro Orlando Gotti. Checar programação na internet.


AlfajoresTente encontrar os da marca Cachafaz. Normalmente são vendidos nos kioscos de balas. São iguais aos Havanas de 30 anos atrás. HUMMMM!"

Fiquei até com vontade de voltar à cidade!!!!

3 comentários:

  1. Estava visitando alguns blogs, em português, procurando algo sobre cupcakes em NYC e acabei chegando no seu blog. Parabéns, ele tem ótimas dicas. Uma sugestão de Bs As, visitar os Cafés Notables, são mais de 50. Todos com uma história para contar, toda as vezes que visito a capital portenha vou tomar meu cafecito em um. Tortoni, Las Violetas são exemplos deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Monsieur Flâneur!
      Dos Notables, acho que só conheço o Tortoni... Mais uma razão para voltar a BsAs!!
      Infelizmente, não comi nenhum cupcake quando fui a NYC, acredita? Quando fui, ainda não era aficionada por eles... E minha irmã (que escreveu as dicas de NYC aqui) não gosta muito desses pequenos pedaços de céu! Ela não sabe o que é bom!
      Hahahahha!
      Abs!

      Excluir
  2. dicas legais de Buenos Aires, e é um portenho que está falando!!, muitos restaurantes estao no meu blog tb, vc ja conhece varios segredos da cidade, Doppio Zero é um exemplo ( eu o coloquei 1° no meu particular ranking)

    ResponderExcluir