segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A inflação em SP e Post-sciptum: Bar da Dona Onça


Assusta-me pensar na inflação dos preços de serviços aqui em São Paulo. Este sábado, tive três surpresas desagradáveis.

A primeira foi logo cedo, quando fui pagar a conta do Theodoro no petshop – o banho do lhasa apso subiu de R$ 27 para R$ 30 (a partir de 01/out). A diferença não é grande e não deixarei de levar o Theodoro lá, mas meu salário não aumentou 11% do ano passado para este.

A segunda foi no cabeleireiro – também a partir de 01/out, o corte do cabelo aumentou de R$ 60 para R$ 70. Se meu salário não aumentou 11%, que dirá 16%! Este está em vias de ser cortado da listinha de fornecedores de casa... Se R$ 60 já era caro (ele demora cerca de 10 minutos com o HK e 15 minutos comigo), R$ 70 é ultrajante.

A terceira foi no almoço. No meu primeiro post sobre o Bar da Dona Onça, no comecinho de 2010, escrevi o seguinte: “Tudo isso para adoçar a conta - R$ 52,00 por pessoa (bebidas: água e uma cerveja Gold), que definitivamente não é uma continha qualquer de bar, né...”. Tenho plena convicção que meu senso financeiro não mudou muito de lá para cá, o que me resta concluir que R$ 50 estão para 2010 assim como R$ 80 estão para 2012. Diga-me: seu salário aumentou 60% em menos de 3 anos? SESSENTA POR CENTO???

Ok.
Agora, resta-me falar da (boa) comida do Dona Onça:

Chegamos sábado, às 12h, depois de um curioso passeio pelo Centro¹. O salão estava quase vazio. Sentamos tranquilamente.
Para acompanhar a cerveja Original, que veio congelada à mesa (...), pedimos uma porção de bolinhos de espinafre (R$ 29, com 8) – gostosos, PURO espinafre, sequinhos e leves.
Depois, meu pai e eu pedimos o stinco de porco com tropeiro e couve refogada (R$ 49), minha mãe pediu o arroz de galinha caipira (R$ 49), minha irmã pediu o arroz de rabada (R$ 48), e o HK pediu carne moída com quiabo, arroz, feijão e ovo caipira frito (R$ 39). O stinco, que é a panturrilha do porco, assim como o da Patynha, veio grande que só. Carne tenríssima e soltando do osso com simples toque do garfo... molho saborosíssimo, porção bem farta. Muito bom, recomendo fortemente. Os arrozes estavam igualmente irrepreensíveis – molhadinhos e muito saborosos (e aí vai uma congratulação à Dona Onça, cujo arroz de rabada d’O Mercado estava igualzinho ao servido em seu restaurante! Qualidade mantida sob quaisquer condições!). O PF do HK também estava gostoso, cumpriu seu propósito e foi isso – sem surpresas.
De sobremesa, os filhos dividiram uma porção de churros com doce de leite (R$ 16), que deixaram a desejar. Eram meio massudos e nada comparáveis aos do Veloso... Minha mãe comeu o cheesecake brûlée com calda de goiabada (R$ 16) sob protestos – queria mesmo a banana split, mas se satisfez. E meu pai foi de espuma de coco com baba de moça (R$ 16) – gostoso, mas não marcante.

De saidera, pedimos café (R$ 5,50), deliciosamente acompanhado de balinha de doce de leite e brigadeiro, como na primeira visita! Vale quanto pesa.
A conta ficou R$ 85,36 por pessoa. Meio indigesto até depois de tomar o “leite da onça” (um digestivo), cortesia da casa.

Voltarei? Não sei. Acho que vale para as pessoas cujas mães não cozinham superbem. Não é o meu caso. A rabada da minha mãe não perde em nada para a rabada da Janaína.
Para ir: quando estiver pelo Centro antigo.
Tipo: comida caseira-caipira.

¹Nosso passeio pelo Centro começou no histórico Edifício Martinelli, o “primeiro arranha-céu de São Paulo”. É uma alternativa para acompanhar turistas – ao contrário do Banespão, que só fica aberto durante os dias úteis, em horários bancários, o Martinelli tem praticamente a mesma vista e abre aos sábados até as 13h. Os grupos sobem ao terraço, onde ouvem um pequeno histórico do prédio e tiram fotos à vontade.
O prédio é lindo e cheio de histórias – começou como prédio comercial, com a residência do Comendador Martinelli ao topo (para provar que era uma construção segura); virou hotel, faliu, foi invadido por sem-teto, drogados, prostitutas... foi retomado pelo governo, reformado e, hoje, abriga diversas Secretarias do Município. Recomendo o passeio!

Fotos: Fernanda I. e Helio Kwon.

Serviço de utilidade pública: Avenida Ipiranga, 200 - Edifício Copan, lojas 27 e 29, Centro – tel. 3257-2016

Um comentário:

  1. Absurdo mesmo a inflação que a gte está vivendo, por isso temos que incentivar (às vezes) o: http://pfweek.tumblr.com/
    kkkkkk

    ResponderExcluir