quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Kitchen godess

Ai, tô me sentindo! Outro dia, inventei de fazer suflê... e deu certo!!!! ;o)
Segue a receita do Panelinha (sim, sim... sempre ele!):

Suflê de queijo


Para untar o ramequim de 18cm:
- 1 colher de sopa de manteiga amolecida;
- 2 colheres de sopa de queijo gruyère ralado fino. (eu unto com farinha de trigo mesmo)

Para o suflê
- 1 1/2 xícara de chá de queijo gruyère ralado fino;
- 5 claras;
- 3 gemas;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 1/2 xícara de chá de leite;
- noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto.

1) Preaqueça o forno a 200C. 
2) Unte o ramequim e deixe na geladeira.
3) Numa panelinha, aqueça em fogo médio a manteiga. Quando derreter, junte a farinha e cozinhe por 2 minutos, mexendo sem parar (este é o tal do roux). Retire do fogo a panela e junte de uma só vez o leite. para não empelotar, mexa vigorosamente com um batedor de arame. Volte a panela ao fogo e continue mexendo por mais 1 minuto. 
4) Desligue o fogo e tempere o molho branco. Junte as gemas e misture vigorosamente com o batedor. Transfira para uma tigela grande. A mistura fica bem líquida: é assim mesmo.
5) Leve um pouco de água para ferver.
6) Na batedeira, bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Atenção: se as claras ficarem muito firmes, elas não se misturarão bem com o creme, então, assim que ficarem brancas e firmarem um pouco, pare de bater.
7) Na tigela com o creme de gemas, misture 1/3 das claras em neve. Em seguida, com uma colher grande ou uma espátula, misture o restante das claras, em movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente. Quando estiver homogêneo, transfira para o ramequim.
8) Coloque o ramequim na assadeira e regue a assadeira com a água fervente. Feche o forno, não abra mais e deixe assar por cerca de 40 minutos, até dourar e firmar. Sirva imediatamente.

Além da receita, usei as dicas do blog Aprendiz de Cozinheiro (este blog é o máximo - 2 alunas de culinária contaram suas aventuras durante 1 ano, tempo de duração do curso, passando a experiência e as dicas que aprenderam!).

Fiz suflê de milho, usando 1/2 xícara de creme de milho que havia sobrado de um outro jantar. A partir do item 4, é a mesma coisa, usando 1/2 xícara ao invés de 1 xícara inteira de queijo.

Foto: Fernanda I. (participação especial do HK, que estava colocando o salmão para grelhar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário