terça-feira, 20 de março de 2012

O restaurante mais aguardado da década


A comemoração das Bodas de Prata dos meus pais (há uns bons 8 anos) foi num espanhol, num bairro perto do Ipiranga. Minha mãe queria ir ao Don Curro, mas iriam várias pessoas e nem podíamos pedir que estivessem dispostos a pagar tão caro, nem podíamos nós mesmas pagar a conta inteira.
Uns anos depois, quando ganhei meu primeiro bônus “decente”, resolvemos que iríamos lá, comer a famosa paella. Entretanto, meu pai teve uma crise intestinal e, receoso de comer alguma coisa muito diferente, acabamos indo ao Varanda. Novamente, o Don Curro ficou para outra vez.
Com essas pequenas 2 histórias, resumo quão esperada pela Dona Rosa era esta ida ao tradicionalíssimo restaurante espanhol.
Quarta-feira passada, finalmente, ela matou sua vontade!!

Vimos que o restaurante estava com o Menu de Temporada (acabou quinta passada, lo siento) e achamos que seria uma oportunidade menos salgada para conhece-lo. O Menu incluía: couvert, 1º prato (entrada), 2º prato (principal), sobremesa, sangría, café e digestivo – tudo por R$ 98 + serviço. Numa conta rápida, concluímos que este mesmo menu sairia, no mínimo, R$ 180 por pessoa (sem serviço), no cardápio “normal”.
O couvert consiste em pãezinhos variados, manteiga, conserva de pimentões assados e 2 tipos de peixes à escabeche bem saborosos – sem frescura, tudo foi reposto várias vezes, enquanto o 1º prato não chegava.
O 1º prato podia ser: gaspacho Don Curro, ensalada serrana, ensalada mediterrâneo, salpicon de pulpo, calamares a la plancha e mejillones a la costa del sol. Eu fui de mejillones, feitos em azeite, vinho branco, tomate, alho e cebola. Muito gostoso! Mas mexilhão é uma coisa de louco, né... eu AMO! A porção é bem farta e o molhinho que fica é perfeito para comer com pão!

Ensalada mediterranea
O 2º prato poderia ser escolhido entre: paella Don Curro, arroz negro Don Curro, zarzuela de pescados, robalo salsa verde, plancha del pescador eabadejo a la plancha. Eu fui de arroz negro, com lulas, feito na própria tinta, com tiras de pimentão vermelho. Porção igualmente generosa. Gostoso, bom prato, mas nada surpreendente e um pouco enjoativo. Lulas em bom ponto de cocção – macias, longe de borrachudas.
Também experimentei a paella da minha mãe, mas os comentários são bem parecidos. Infinitamente longe da paella que comi em Salamanca (por algo em torno de € 10!!), beeem mais saborosa e caldosa, com a metade ou menos da metade de frutos do mar.
Melhor se dará quem pedir a plancha (camarão, cigala, linguado, lulas grelhadas com batatas coradas e molho de alho), como a minha irmã – bem variado, batatas perfeitas, molho de alho combinando lindamente com os frutos do mar. Gostei bastante.
Paella
 A sobremesa estava entre: torta espanhola, torta Santiago e helados variados. Porções novamente generosas! A torta de Santiago, minha escolha, feita de amêndoas, estava surpreendentemente leve, melhor do que a da Adega Santiago. Gostosa, mas longe de ser uma sobremesa marcante na minha vida. A torta espanhola estava cremosa mas pesada (sabe quando você come e fica aquele bolão de creme na sua boca...), não recomendo.
Torta Santiago
Torta espanhola
Depois de comer tudo isso, você vai estar pronto para pagar a conta e rolar até em casa, mas aceite o digestivo, de sorvete de limão, champanhe e vodca –além de gostoso e refrescante, realmente ajuda na digestão (álcool estimula a produção de ácido gástrico, é sério); ou o banchá (pois é!), servido até em xícara japonesa (porque tem bastante clientela japonesa!).

A conta, com o menu de temporada + bebidas não alcóolicas = R$ 118 por pessoa.

Voltarei: não. Fazendo um apanhado geral, o restaurante é bom, mas não é imperdível (especialmente considerando as cifras). Vale mais pela tradição, no mesmo esquema Famiglia Mancini e Terraço Itália. Sou muito mais o Eñe.
Para ir: Lugar é bem grande, clima família, casual.
Tipo: espanhol bem tradicional.

Fotos: Fernanda I., Helio Kwon, Rosa Iqueda (!)

Serviço de utilidade pública: Rua Alves Guimarães, 230 - tel. 3062-4712 e 3083-5168


Nenhum comentário:

Postar um comentário