quarta-feira, 14 de março de 2012

Ai que saudades da Amélia


Mês passado, HK e eu repassamos nossas finanças e quase não deu para economizar. “Tem alguma coisa de errado nisso, não é possível”, eu pensei. E tinha mesmo... somei nossos gastos “gastronômicos” e levei um susto! Como é que pode duas pessoas que não jantam fora todos os dias gastar tanto em restaurante?!!
Bom, vocês devem saber porque quase todas as minhas incursões estão aqui no blog. Hahaha!

Enfin, resolvi cozinhar mais em casa. Olha os resultados deste fim de semana:

1) O primeiro prato que saiu lá da cozinha foi o picadinho do Say I Do, indicação da Chlo lá do trabalho.
O blog é de casamento, mas tem uma sessão “culinária” que faz muito sentido, porque as novas noivas (e noivOs) normalmente tem ZERO experiência na cozinha (como moi), mas vão eventualmente ter que pôr a mão na massa... porque não rola comer no quilão todos os dias. Tem hora que enjoa e até omelete é melhor, desde que feito em casa! E o legal das receitas do Say I Do é que o passo-a-passo é fotografado e dá pra você verificar se está indo no caminho correto. Hahahaha!

Olha a receita original:

Ingredientes:
- Óleo/ Azeite (3 colheres de sopa)
- Alho (2 dentes picadinhos)
- Cebola (1/2 cebola grande picadinha)
- Filé mignon (1kg)
- Sal e pimenta
- Molho inglês (100ml)
- Catchup (150ml)
- Mostarda (150ml)

- Corte a carne em cubos de 1cm aproximadamente. Marine a carne no molho inglês com sal, pimenta e alho (deixei uns 20 minutos e já ficou ótimo!)
- Deixe a cebola picada ”suar” no óleo ou azeite. Depois doure a carne sem a marinada na frigideira.
- Acrescente o catchup e a mostarda.
- Deixe reduzir até a carne ficar macia.
- Depois acrescente a marinada no picadinho. Deixei um pouquinho mais na frigideira e voilá!!!

Sirva com arroz branco e batata palha!!

Bom, já vou avisando que não sigo quase nenhuma receita a risca. Essa foi um exemplo... fui colocando o molho inglês, o catchup e a mostarda no olhão mesmo. No final, acho que coloquei mais molho inglês do que devia, o sabor ficou muito sobressalente em relação aos demais temperos. Mas ainda assim ficou bem gostoso.
(filé mignon é tudo de bom, né... como a carne é macia! Hahahaha!)
Para  completar, fritei um ovo de codorna para “ornar” – ficou bonitinho:

2) O HK me deu de presente o Panelinha – Receitas que Funcionam, da Rita Lobo (sempre que ele quer me agradar, me dá coisas que remetem à comida). Eu ADORO este livro. Tem tantas receitas práticas para o dia-a-dia, bem explicadinhas e que até eu consigo fazer! Tem dicas bem usáveis! As receitas realmente funcionam!! É perfeito para as novas Amélias.

A receita da vez foi a Moqueca Leve, que eu fiz com bacalhau ao invés de cação (peixes frescos são um problema para mim, porque eu tenho preguiça de ir à feira). Olha a receita original:

Ingredientes
400 g de cação (ou o peixe de sua preferência)
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1/2 pimentão verde sem sementes
1/2 pimentão vermelho sem sementes
2 tomates
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
200 ml de leite de coco
1 colher (sopa) de coentro picado (usei azeite de dendê, que comprei no Mercadão há mais de 3 meses e ainda não tinha estreado)
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

1. Numa tábua, pique o alho e a cebola. Corte os pimentões e os tomates em cubinhos e o peixe em pedaços grandes. Reserve.
2. Leve uma panela com o azeite ao fogo médio. Junte a cebola, o alho e os pimentões e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o tomate, o leite de coco, 1/2 xícara (chá) de água e mexa bem. Coloque o peixe, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 15 minutos.
3. Transfira para uma travessa e salpique com o coentro. Sirva quente, acompanhado de arroz integral.

Modéstia a parte, ficou ótimo!! Para ficar fantástico, poderia ter colocado pimenta dedo-de-moça em rodelinhas finas. Só para dar aquele toquinho final.

Para minha felicidade, a Rita Lobo vai estrear um programa no GNT, o “Cozinha Prática”, todas as quintas, a partir do dia 05 de abril, às 21h.  Mal posso esperar!!! Ó o que ela disse sobre o programa: “Eu passo muito tempo pensando no que eu gostaria de mostrar nesse programa. Quero que o conteúdo seja útil para o dia a dia, mas que também seja lindo – cozinha tem que ser prática mas temperada com glamour. É ou não é? Faço até planilhas comparando as receitas de que gosto com as mais acessadas do site para avaliar as mais adequadas para o programa. Penso nos utensílios que vou usar, nos ingredientes, imagino cada detalhe e, aos pouquinhos, vou dando forma no papel a cada episódio.” Adoro!!!!

E você, tem receitas que funcionam? Me inspira aí!!

Fotos: Helio Kwon



3 comentários:

  1. Hummm, fiquei com vontade do picadinho... Nossa, vc está ficando prendada até! Nem sabia que dava pra fritar ovo de codorna (deve ficar bem fofinho!)... Vou mostrar pra mamãe para ela se sentir desafiada! Hahaha!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Preciso falar?! "Moqueca é capixaba, o resto é peixada"!!
    Não me venha com essa de moqueca leve, hein Ferdis!! Isso é peixada!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome é licença poética, porque vai leite de coco - como nas moquecas VERDADEIRAS, né...
      hahahahahha

      Excluir