quarta-feira, 18 de maio de 2011

O templo da gastronomia

Uma vez, li uma entrevista com o baterista (baixista? guitarrista?) do Metallica em que ele dizia que gostava muito de São Paulo e que admirava a cidade pela sua diversidade gastronômica. Eu também adoro isso! Acho uma pena que não temos restaurantes mexicanos autênticos, mas adoro o fato de ter a escolha de comer comida escandinava quando estiver com vontade.
Sim, nós temos arenque!
Arenque em todos os molhos possíveis e imagináveis e salmão, lula e várias outras coisas defumadas... Nham... fico salivando só de lembrar.

O Svanen é um dos poucos (único?) restaurantes escandinavos de São Paulo e fica dentro do Clube Escandinavo, mas com entrada distinta.
O ambiente é simples e pequenininho, e o serviço é de uma simpatia e atenção incomuns (o senhor que nos atendeu explicou prato a prato, como comer, a ordem que comer, o que acompanhar... tintim por tintim, com a maior paciência do mundo. Um querido!).
Aos domingos, serve o Smörgåsbord - uma refeição de 4 etapas: Primeiro, os arenques (em molhos variados - muitos a base de maionese), acompanhados de pão e salada de batatas. Depois, os pratos com peixe (salmão, lula e outros defumados e marinados). Em seguida, os embutidos de carne (em sua maioria, brasileiros mesmo). Para finalizar, os pratos quentes, nos rechauds, que incluem uma espécie de chucrute escandinavo (confesso - não me agradou muito) e carne de porco com batatas e um molho delicioso.

Para beber, você pode tentar o aquavit (a vodca deles), mas esteja avisado de que é superforte!!

Como você pode imaginar, a comida escandinava é cheia de peixe, é cheia de defumados, é leve, apesar de uma base forte em maionese, e é muuuuuuuito saborosa!
Para quem quiser conhecer mais, recomendo ir a Penedo, no estado do Rio de Janeiro, que tem uma colônia forte escandinava e é um ótimo destino para um fim de semana romântico!

A conta saiu supersalgadinha: R$ 91/ pessoa, mas, talvez, as opções a la carte sejam mais baratas...

Voltarei: é meio caro, né...
Para ir: quando estiver com muita vontade de comer comida escandinava, mas não tiver tempo de ir até Penedo.
Tipo: comida escandinava em buffet.

Fotos: Fernanda I.

Serviço de utilidade pública: R. Moraes de Barros, 1009, Campo Belo - tel. 5041-9883

Um comentário:

  1. o engraçado/irônico é que todos os pratos (praticamente) da culinária escandinava são frios...

    ResponderExcluir