quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dicas de fotos

Eu vivo em função das férias. É triste, mas é verdade. Hahahaha!
Passo muito tempo planejando as viagens (no caso da Turquia, fiquei mais de 1 ano vislumbrando meu destino, sem brincadeira); daí, a viagem finalmente chega e, quando menos espero, já acaba; então, escrevo os meus posts pro blog, faço as reviews no Tripadvisor e elaboro meu álbum de fotos, a memória “mostrável” da jornada.
Sim, eu ainda revelo minhas fotos! Isso porque ninguém é amigo o suficiente para encarar 54.967 fotos, das quais 231 são da Torre Eiffel em todos os seus milimétricos ângulos. E também porque não tem nada mais gostoso do que, em uma tarde de domingo, abrir despretensiosamente a gaveta do rack e ficar horas e horas revendo fotos antigas – e ninguém faz isso no computador.

Como vira-e-mexe alguém me pergunta sobre isso, resolvi escrever dicas para ter de referência no futuro:

- revelação – nos tempos da fotografia digital, eu achava que não existia mais o termo “revelação fotográfica”, uma vez que não havia mais filme nenhum. Não é verdade. As BOAS fotos não são impressas, mas, sim, reveladas (processo químico) empapel fotográfico. A foto revelada dura mais tempo, a definição fica melhor, e as cores, muito mais vivas.
A Phooto usa papel fotográfico Fuji, e a Nicephotos, Kodak. Outra sugestão é a Capovilla, que faz trabalhos para profissionais (mas nunca usei os serviços deles).
Para a Phooto, sou só elogios – site fácil de usar, várias promoçõezinhas (50 fotos por R$ 5!), entrega no prazo acordado e ótima qualidade. A Nicephotos, por sua vez, é uma caixinha de surpresa: demorou mais de 10 dias úteis (além do prazo estipulado), o atendimento é super mal educado e nunca sei como virá a foto (eu sempre usava a Oi Fotos, antiga Nice, e adorava; daí, eles mudaram o nome e começaram a imprimir; parei, mas agora voltaram a revelar); em compensação, tem mais opções de tamanho e de acabamento (borda e ajustes).

Ah – outra dica importante é pré-foto: coloque a sua máquina para tirar fotos no tamanho 3:2 – assim, a imagem que você vê no display será a foto como será impressa. Se você tirar em 10 megapixels, por exemplo, a foto fica um pouco mais quadradinha; por isso, numa impressão 10x15 normal, ou você perde uma parte da foto, ou ela fica com espaços brancos.

- scrapbook – "descobri" os scrapbooks quando fui para os Estados Unidos pela primeira vez, em 2006 - centenas de papeis coloridos e estampados, figurinhas e várias outras coisas com nomes super específicos e utilidade nula na vida... Fica a coisa mais linda do mundo, mas nunca tive disposição (nem dinheiro) para fazer um scrapbook completo e incrementado - uso apenas alguns elementos de scrapbooking: uma folha rasgada aqui, um adesivo acolá, um washitape no canto, essas coisas. Acho que é mais do que o suficiente para alguém da minha idade. Hahahaha!

Compro meus itens n'A Gaivota (na 25 de março), na ScrapSampa, na Scrapsis, ou procuro itens aleatórios pela net, em sites como Elo7 (já comprei itens da Valéria Honorato e da Tia Mi) ou, se tiver mais paciência (porque o frete demora cerca de 1 mês), Etsy.

Outra ideia é comprar (fazer?) o álbum em si em scrapbook, ficando a seu cargo somente colar as fotinhos dentro dele! Já fiz projetos lindos com a Bella Magrella, como este aqui (para a minha lua de mel) e este (um caderno de receitas de presente para uma amiga).

- fotolivro – minha última dica são os fotolivros: você puxa um programa na internet, monta seu álbum com fotos e explicações, manda imprimir e fica com um livro fino e leve, fácil de carregar e armazenar. Entretanto, você perde um pouco em qualidade de foto.
Eu gosto do programa da Digipix (acho fácil de montar o álbum e te dá mais liberdade que o da Nicephotos, por exemplo). Uma amiga que também adora fotos me indicou a Snapfish (a qualidade é realmente superior), mas o site é dos Estados Unidos - você precisa ter alguém para receber lá e te enviar...

É isso... espero que se empolgue e resolva tirar as fotos do HD!!

Um comentário:

  1. Engraçado, não me deu trabalho montar o meu álbum da viagem Israel / Turquia!! Foi tão fácil!!
    By Gordinho Suado

    ResponderExcluir