segunda-feira, 1 de julho de 2013

Peixe à Fiorentina

Um dos pratos favoritos do HK é o Peixe à Fiorentina da Cantina Liliana, lá de Santos. Ele come este prato desde pequeno e é sempre feliz. Porque é sempre feliz, nunca nem experimenta outras coisas do cardápio... para quê mexer em time que está ganhando, não é mesmo?
Faz um tempão que queria reproduzir o prato em casa, mas nunca tomei coragem – tem quase mais etapa do que panqueca! Mas, sabe-se lá por qual razão, simplesmente acordei inspirada outro sábado. 
Lá vai nossa longa jornada:

Creme de espinafre (usei a receita do Panelinha):
- 1 maço de espinafre ou 400g de espinafre congelado e picado;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 2 xícaras de chá de leite;
- sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.

1. Se for usar o espinafre congelado, vá direto para o terceiro passo. Caso contrário, comece separando as folhas dos talos. Os talos não serão usados nesta receita. Coloque as folhas de molho por uns 10 minutos numa tigela. Em seguida, em vez de escorrer a água, retire as folhas e coloque num escorredor. As "sujeirinhas" ficam no fundo da tigela.
2. Há três maneiras de fazer o segundo passo, que é cortar as folhas de espinafre:
a) se for à mão, junte as folhas em pequenas porções, enrole como um charutinho e, com uma faca afiada, corte em tiras bem fininhas e, em seguida, pique as tirinhas;
b) a segunda maneira é usar um hand mixer quando o creme já estiver quase pronto, portanto, agora você não precisa fazer nada;
c) na terceira, o creme vai para o liquidificador.
(adivinha qual das 3 eu uso - a que dá menos trabalho e deixa menos louça para lavar - sim, acertou - a "b")
3. Leve uma panela média ao fogo baixo. Acrescente a manteiga e, quando derreter, junte a farinha de trigo e mexa com uma colher de pau por 2 minutos.
4. Retire a panela do fogo, acrescente o leite de uma só vez e mexa vigorosamente com um fouet (batedor de arame). Volte a panela ao fogo e continue mexendo por 10 minutos, até o molho engrossar.
5. Acrescente ao creme branco o espinafre reservado.
6. Tempere com uma boa pitada de sal, pimenta-do-reino e capriche na noz-moscada. Deixe cozinhar por 15 minutos, sem parar de mexer.
7. Para finalizar o creme, os tempos de cozimento dependem da sua escolha de espinafre:
a) se estiver usando o espinafre congelado, provavelmente já estará bom. Se preferir um creme mais encorpado, continue cozinhando por mais alguns minutos (não é o caso para esta receita... melhor ter um creme mais ralinho);
b) se o espinafre for fresco, e as folhas já estiverem picadas, continue cozinhando por mais 15 minutos, até que o creme tenha engrossado;
c) caso as folhas estejam inteiras, com o hand mixer, bata na própria panela, apenas para picar as folhas;
d) se for usar o liquidificador, bata rapidamente, apenas para triturar as folhas. Em seguida, volte o creme à panela e continue cozinhando os 15 minutos necessários para engrossar o creme.
8. Retire do fogo.

Purê de batata bem molinho:
- 3 batatas médias (não tenho nenhum tipo favorito);
- manteiga;
- leite;
- sal;
- queijo ralado.
Descasque as batatas e corte em pedaços do mesmo tamanho e leve para cozinhar no fogo com água e um pouco de sal. Quando ela estiver molinha, retire do fogo, passe num espremedor de batata e, se tiver paciência como o HK, uma segunda vez, numa peneira de aço inox (fica mais lisinho).
Numa panela (pode ser a mesma onde cozinhou as batatas - seja sustentável lavando menos louça!), derreta um pouco de manteiga (1 colher de sopa cheia), adicione as batatas espremidas e mexa um pouco. Depois, vá adicionando o leite aos poucos e misturando, adicionando o leite e misturando... até ficar na consistência que quiser. Para este prato, eu gosto de purê bem molinho. Quando estiver bom, tempere com sal/ queijo ralado.

Peixe empanado:
Esse é fácil – tempere os filés de peixe (usei filés de linguado congelados) com sal e pimenta-do-reino (ou lemon pepper, se tiver); passe os filés (a) em farinha de trigo, (b) em ovo batido com um pouco de água e (c) em farinha de rosca (compre na Liberdade aqueles mais crispy); frite em uma frigideira anti-aderente com um pouco de óleo até ficarem dourados.

Montagem:
- um pouquinho de creme de espinafre;
- peixes empanados;
- mais creme de espinafre;
- purê de bata somente rodeando a travessa;
- muito queijo ralado para gratinar.


Infelizmente, nosso forno não tem a função “gratinar”, o molho cobriu o purê e ficou uma coisa lindja-que-só...


Mas tudo que ficou feio (e gordo), ficou gostoso!!!!
Até minha sogra (que quase nunca aprova meus pratos! HAHAHA!) gostou! Só disse que podia estar menos salgado (lá em casa, a gente é acionista da Cisne...), e o creme de espinafre, mais ralo (concordo... fiquei tão preocupada em ficar ralo demais, que acabei engrossando além da conta).

Bom, quem quiser se aventurar...
Eu tô com preguiça só de lembrar. Vai demorar mais 1,5a de casada para me inspirar novamente.

Fotos: Fernanda I. e Helio Kwon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário