segunda-feira, 25 de março de 2013

Mercados gourmet em Paris

Lá em Paris, o que não falta é lugar para deixar a Casa Santa Luzia verde de inveja!
Lá vão alguns mercados/ lojinhas de encher a boca os olhos:

La Grande Epicerie de Paris - é a irmã gourmet do Le Bon Marché, super bem localizada no bairro mais para ver-e-ser-visto de Paris, o Saint-Germain de Près.
Eu fiquei boquiaberta com a quantidade de produtos e marcas disponíveis de absolutamente tudo que se pode imaginar, incluindo frutos do mar frescos, queijos (ou-la-là) e pães, além de uma "ilha" de comida pronta (para ser esquentada em casa) de comidas típicas, como falafels (não impressionantes), dim sum e sushi.
Encontrei os maravilhos ice teas Arizona (pô, nunca sei se é "iced tea" ou só "icea tea", acredita?), que eu bebia quando morava no Maine, mas não achamos a caixinha de bombons sortidos Valrhona...
Pagamos EUR 17,30 por um pequeno piquenique de jamon serrano, queijo bonon (um dos meus favoritos - vem embrulhado em folhas e, por dentro, é tããão absurdamente cremoso que parece requeijão!!!), 2 demi-baguettes ("demi" = meia), 4 falafels e chá Arizona. Melhor que muito almoço por aí! E ainda fomos comer no Jardim de Luxemburgo, um dos parques mais agradáveis da cidade.

38, rue de Sèvres, perto da estação Sèvres Babylone e na frente de uma das maiores estações de Vélib que vimos.
Aqui neste post do Conexão Paris, você encontra mais infos sobre o La Grande Epicerie.

Publicis Drugstore - apesar do nome, não é exatamente uma drogaria... tão pouco é um mercado gourmet... o Publicis tem absolutamente de tudo - desde que seja do bom e do melhor! Lá, você encontra desde bolsas Marc by Marc Jacobs e cremes Kiehl's, até caviar Petrossian e macarrons Pierre Hermé, sem esquecer, obviamente, o estrelado restaurante L'Atelier de Joël Robuchon, no subsolo! Hahahaha!
O máximo!

Ah, sim... tem uma farmacinha, um jornaleiro/ revistaria e uma loja de pequenos presentinhos/ lembrancinhas.

133, avenue des Champs Elysées, pertinho do Arco do Triunfo - é uma alternativa para situações de aperto fisiológico - os banheiros tem o selo HK de vistoria e qualidade! A lata de lixo até solta perfuminho! Hahahahaha!

Le Marché des Enfants Rouges - o nome ("o mercado das crianças vermelhas") vem, pelo que li, de um orfanato que ficava próximo dali, cujo uniforme era vermelho. Achei creepy... mas fique tranquilo que você não vai encontrar nada parecido com aquele filme O Orfanato. Conforme este artigo da revista Les InRocks, tudo que encontrará lá é burguesinhos à la Vila Madalena! Hahaha!
Eu, infelizmente, não saberia dizer, porque, quando dei uma passada (numa quinta, por volta das 11h30), quase todas as barracas estavam fechadas ainda/ já...
A ideia é ser um mercado tanto com ingredientes frescos quanto com barracas servindo comida pronta - algo como um Borough Market bem menor. Se estiver na região na hora do almoço, pode ser uma boa.

39, rue de Bretagne, Le Marais.

Galeries Lafayette - a parte gourmet da loja (um andar inteiro, acima da Galeries Lafayette Homme) é de cair o queixo... tem de TUDO e chegou uma hora em que estava tão embasbacada que nem sabia de onde tinha chego e para aonde estava indo... acho que fiquei mais impressionada do que com o La Grande Epicerie...
Infelizmente, é menos prático - primeiro que se paga separadamente nas "ilhas"; segundo que nem todas as coisas fabulosas estão unificadas - as lojinhas Pierre Hermé, por exemplo, estão em outros setores das Galeries (mas devo dizer que a P.H. jogou bem - primeiro que suas lojas ganham mais destaque estando "sozinhas"; segundo que é sacanagem uma delas estar no setor de Sapatos Femininos... sapatos, chocolate e macarron - tem coisa que uma mulher mais ama??!!!).

Lá, encontrei as caixinhas de bombons sortidos da Valrhona (mas estavam o olho da cara, como tout)!!

40, Bd Haussmann.

Fauchon e Hediard - nessas duas, nem cheguei a entrar... mas devem ser de morrer!!
Boas opções para presentinhos para amiguinhos mais especiais!

Fauchon - 24-26, place de la Madeleine (+ em vários revendedores).
Hediard - 21, place de la Madeleine (+ em outros 16 endereços em Paris).

G. Detou - ou "j'ai de tout" é uma loja que orgulha-se de "ter de tudo" para confeiteiros profissionais. A loja é pequena e, para nós, reles mortais confeiteiros amadores, nem parece nada-de-mais... mas o atendimento é fofo, os preços são melhores que os dessas lojas grandes e lindas e tem barras de chocolate Michel Cluizel e caixas de bombons sortidos Valrhona (as que eu fui para Paris só para comprar).
Carinha de compras parisienses de verdade.

58, rue Tiquetonne, pertinho da "minha" rua, a Montorgueil, no 2ème Arrondisement, o arrondisement mais cool de Paris, na minha opinião.

Um comentário: