sábado, 29 de dezembro de 2012

Focaccia @ Figueira Rubaiyat

Outro dia, a Luciana viu no blog do Paladar que o restaurante Figueira Rubaiyat está servindo focaccia nas noites de domingo (somente domingo). O final do ano e uma última confraternização com os amigos foi uma ótima desculpa para experimentar... Lógico que fomos conferir.
Chegamos perto das 20h, muitas mesas à disposição. 
Declinamos o couvert (embora aquele pão de queijo mereça seu espaço no estômago) e fomos direto ao ponto - HK e eu dividimos 1 focaccia de stracchino (queijo stracchino, abobrinhas grelhadas, alho assado, azeitonas marroquinas e rúculas frescas) e outra de chorizo espanhol (mussarela, linguiça espanhola, cebolas douradas e doces e orégano fresco); enquanto Evandro e Luciana dividiram uma de chorizo e outra de quatro queijos (mussarela de búfala, parmigiano-reggiano, taleggio, mussarela, orégano e gotas de saba). Cada uma, R$ 36. 
As focaccias nada lembram as tradicionais que comemos por aí - tem a massa bem fininha e são recheadas (não é cobertura) e me lembraram bastante as piadinas. Cada uma, com cerca de 20cm de diâmetro é suficiente para satisfazer uma pessoa.
A de chorizo estava muito gostosa mesmo! As cebolas adocicadas dão um toque ultra especial. Já a de quatro queijos e a de stracchino são deliciosas na primeira mordida, mas se mostram meio enjoativas antes do segundo quarto de focaccia...
Com bebidas não alcóolicas, a conta ficou R$ 50 por pessoa. Se vale a pena? Não exatamente... uma pizza muito boa sairia bem mais barata e não deixaria tanto a desejar.

Além disso, o atendimento na Bráz, por exemplo, supera - e muito - o do Figueira.  Não sei se o pessoal estava de má vontade por trabalhar num domingo pré-Natal, mas entendo que isso deve ser resolvido com os donos do Rubaiyat. As focaccias demoraram mais de 30 minutos para chegar à mesa, precisávamos quase literalmente agitar os braços para chamar a atenção do garçom (friso que a casa estava quase vazia), e o couvert foi praticamente forçado goela abaixo da mesa inteira. 

Voltarei? Não. Nem a melhor focaccia do mundo compensa um mau serviço.
Para ir: com gringos. Os poucos clientes que estavam lá eram estrangeiros. Eles devem achar o máximo aquela árvore enorme no meio do salão. É linda, realmente.
Tipo: carnes, frutos do mar... um pouco de tudo.

Foto: Helio Kwon

Serviço de utilidade pública: Rua Haddock Lobo, 1.738, Jardins - tel. 3087-1399

Nenhum comentário:

Postar um comentário