sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Festival de Meio Outono na Primavera!

Ãrgh??? Festival?? Onde?

Para quem tem o hábito de passear pelas lojinhas de comidas da Liberdade já devem ter notado, há algumas semanas, o aparecimento de caixas de latas com ideogramas orientais coloridas (com predomínio do vermelho e dourado) que lembram caixas de cookies! Como muita gente (ainda) não tem conhecimento de algumas tradições chinesas (sempre focando mais o lado político/econômico), vim na humilde missão de transmitir conhecimentos que poderão ser úteis um dia (afinal, mais cedo ou mais tarde todo mundo cruza com um chinês na rua, né?).

Aqui no Brasil ainda não soube de nenhum evento oficial comemorando esta data (como ocorre com o Ano Novo chinês que há alguns anos ocorre algumas apresentações especiais na Praça da Liberdade, aqui em São Paulo), mas na comunidade chinesa é tradição presentear os parentes/amigos com os MOONCAKES, ou na tradução livre Bolinhos da Lua, no dia 15 do mês 8 do calendário lunar (detalhe: eu nasci no dia 16/08 deste mesmo calendário!) = dia 03 de outubro de 2009.

Existem diversos tipo de recheio desses bolinhos, a grande maioria é doce, e o mais tradicional é o de feijão preto ou branco com gema de ovo (inteiro) dentro (meu preferido). Vale ressaltar que são feitos com muito cuidado e capricho e a cada ano surgem novidades tanto nas embalagens, como no design do alimento (como acontece com os panetones todo ano) que sempre vem estampado com ideogramas chineses significando "sorte"; "fartura" e derivados. Os preços variam de R$30 cada embalagem contendo 4 bolinhos (chineses gostam de números pares) a R$100 as embalagens mais luxuosas e são importados.

Ah sim! Falta explicar a tradição, como sou uma pessoa prática, selecionei um site que tem tudo muito bem detalhado desde as primeiras dinastias. Mas resumidamente essa data é pra unir os familiares e amigos para comemorar a colheita e o bom tempo (e é a segunda data/feriado mais comemorada na China, depois do Ano Novo Chinês, quase um Thanksgiving sem peru).

Muita prosperidade para todos! E me contem caso tiverem a oportunidade de experimentar!


Updated! Finalmente com fotos próprias.

7 comentários:

  1. Fonfis!!! Que post legal esse! Não conhecia essa tradição chinesa e achei super interessante!!!
    Em qual lugar podemos encontrar os bolinhos? Mas tem que ser bom hein?!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Consueloooooo!!!! Traga-me um mooncake!!!!!

    By Gordinho Suado

    ResponderExcluir
  3. Fon...cadê o meu mooncake?!?! acho que vc ainda nao me deu ?!?! hauhauha
    Estou aguardando!!
    Bjos...
    Ps: PArabens pelo post.. mto informativo e util para as pessoas entenderem a cultura chinesa!

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm... precisamos provar um desses mooncakes!

    ResponderExcluir
  5. 1) As lojas que meus pais (e quase toda a comunidade chinesa) sempre compram é no Mei Sim ou no Towa, lá na Praça da Liberdade. Os melhores são os de Hong Kong.

    2) A Consuelo vai ler isso?

    3) Zhou, não precisava puxar tanto a sardinha assim... nossos respectivos pais já trocaram mooncakes no domingo

    4) Se te conheço, tenho a leve impressão de que você não irá gostar...rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi Fon!!
    Eu gosto do de ovinho e daquele com nozes ou coisa parecida huahua.
    Parabéns pelo post =).
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai Fon.... eu adoro tudo que vc me dar... portanto... se quiser me dar um mooncake eu aceitooo!
    Se bem que nao comi um inteiro esse ano ainda! hauhauhauha

    ResponderExcluir