sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Últimas fernandicas italianas

Vou por tópicos, que fica mais fácil:
- caso volte a Milão para pegar seu vôo de volta, 
(i) tente ver "A Última Ceia", que está na parede da Basilica Santa Maria delle Grazie, mas que precisa de  reserva com meses de antecedência. Outro passeio que não fiz, mas deve ser muito interessante, é o tour pelo Teatro Alla Scalla, a opera house mais famosa e importante do mundo!
(ii) a fernandica gastronômica fica por conta do bairro Navigli - barzinhos e restaurantes com mesas ao ar livre, rodeando um canal de águas inacreditavelmente límpidas! Muita gente bonita, muita gente jovem... minha escolha para badalar em Milano!

- para não ficar lost in translation, recomendo a leitura deste interessantíssimo post do blog At Home in Tuscany. Não tem como não rir ao lê-lo - seja porque há várias coisas que são EXATAMENTE como estão escritas, seja porque fica óbvio a influência da cultura italiana na nossa (veja os pontos 14, 15 e 18, por exemplo).
Algumas diferenças culturais que estão diretamente relacionadas a este blog e que valem a pena anotar:
(i) coperto – HK e eu ficávamos sempre na dúvida se o tal do “coperto” que vinha descrito na conta era equivalente a “serviço” e se seria ingenuidade turística nossa adicionar outros 10% da conta total, porém, graças ao At Home in Tuscany, descobrimos que “coperto” está mais para o nosso “couvert” e que não vai para o garçom que te serviu. Então, se seu garçom te serviu bem, pode contar mais 10 a 12% sem medo de parecer trouxa demasiadamente mão aberta.
(ii) pão – o hábito de molhar o pão no azeite e comer antes das refeições NÃO É ITALIANO. Na realidade, o pão servido nas mesas sequer é para ser comido antes das refeições (mas a-gente-morto-de-fome sempre acabava com o cestinho antes da comida chegar), mas, sim, para acompanhar outras coisas, como carnes curadas e molhos. Aliás, uma bizarrice curiosidade: o pão toscano é sem sal, praticamente sem gosto, exatamente porque deve acompanhar outras coisas saborosas, pela etimologia.

- tem um pouquinho mais de tempo e quer personalizar seu roteiro? Escolha um lugar menos conhecido para chamar de "seu"! 
A nossa cidade foi Otranto, na Puglia, no salto da bota itálica. Em julho e agosto, a cidade ferve com italianos em férias escolares em busca de mar azul e da comida pugliese (fresquíssima, com sabor muito autêntico). Em setembro (quando fomos), a cidade, ainda com clima bem agradável, está praticamente vazia e incomensuravelmente mais charmosa:
Quer mais dicas? Me escreve um comentário, deixa seu e-mail e eu ficarei feliz em ajudar!!!

Ciao!!

Fotos: Fernanda I. e Helio Kwon

2 comentários:

  1. Fe,

    De onde saiu a informação de que italiano nao come pao antes da refeiçao? Pela experiencia de comilança sem fim que tenho nas casas das tias e primos por lá não é por nada estranho comer aquele paozinho com azeite (ou uns grissini)enquanto o macarrão não vem para iniciar efetivamente a festa! E depois o pão vai ficando por lá pra limpar o restinho de molho do prato.. pra acompanhar os queijos... enfim...
    Acabo de voltar de viagem e adorei encontrar o blog cheio de posts novos!!!
    Beijos

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Olha... cada um me fala uma coisa... mas pelo jeito, a unica regra eh, na minha opiniao, comer do jeito que voce quiser, desde que nao corte o espaguete com faca. Hahahaha!

    ResponderExcluir