quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Hortênsia (ou outra coisa, dependendo do kanji...)

Outro desejo de início de ano era voltar ao Ajissai, que eu meio que frequentava mais quando morava na Ana Rosa.
O Ajissai é uma casinha pequenininha, bem simples e familiar, perto da estação Ana Rosa, especializada em tonkatsu, que é carne de porco à milanesa com acompanhamentos japoneses (gohan, misoshiro, tsukemono, alguma outra conserva japonesa, saladinha de repolho e um molho mega-ardido de raiz forte).
Engraçado pensar que a culinária japonesa tão conhecida por suas baixas calorias, por ser saudável e por seu sabor delicado e sutil esconda verdadeiras ogrices como o tonkatsu e o carê... hahahaha!

Enfin...
Além do tonkatsu, eles também têm outras opções à milanesa no cardápio, como ostra, lula, carne bovina, frango, camarão... O camarão é o mais caro (R$ 54), as outras porções custam em torno de R$ 30 a R$ 35. Se não estiver com muita fome e estiver acompanhado, basta uma porção e outro “set” de acompanhamento (R$ 17), porque vem 2 bifes.
Além das milanesas, há alguns poucos pratos japoneses, como gyudon e lamen, mas nunca experimentei.
O tonkatsu é superbom – carne é macia e úmida, com uma boa altura (perto de 1cm), casquinha crocante, sem “esturricos”! A lula também é boa escolha – não é borrachuda. Gohan muito gostoso, bem macio, bem grudadinho! Misoshiro bem concentrado, bastante saboroso. Muito bom! Bem tradicional.
Já me disseram (minha designer de sobrancelha, que já morou no Japão) que é o tonkatsu mais próximo do japonês “de verdade” que ela já comeu em SP.
Da última vez que fomos, alguns bons anos atrás, era sábado à noite. Havia um jovem atendente, de uns 17 anos (vai saber, japonês esconde bem a idade, né? #graçasadeus), estava semi-pronto para ir à balada, só esperando a casa fechar para poder sair (sim, eles fecham cedo, às 22h, como bom japonês tradicional). Engraçado vê-lo agora... estava tão maior!! Pôs um piercing no nariz e está com o cabelo mais revolto. Isso me fez pensar quanto tempo havia que eu não ia... e como há tempos que não vou em tantos outros restaurantes que gosto.
Hmmm... talvez eu comece a fazer algumas releituras de alguns posts antigos, em 2012.

(gente, será que eu uso esse negócio de hashtag direito?? Eu nem sei direito como isso funciona, mas incluí no meu linguajar blogueiro! Hahahaha! #perdidatotal)

Voltarei: sim, claro!
Para ir: cedo, porque é cedo que japonês janta
Tipo: tonkatsu

Foto: Helio Kwon

Serviço de utilidade pública: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 372 (próximo ao metrô Ana Rosa), Vila Mariana – tel. 5549-0627

Nenhum comentário:

Postar um comentário