segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A redescoberta da massa

"Comemorando" meu retorno ao trabalho (estava em férias nos últimos 10 dias), vou escrever sobre um restaurante onde almocei com amigas do trabalho, outro dia, o Il Fornaio d'Italia: a Andrea, que conhece o dono (Marcelo), nos apresentou à casinha simpática no coração do Itaim.
O Marcelo foi um gentleman-querido conosco - mas não era somente porque estávamos com a Andrea: observei-o sendo gentleman-querido com todos os clientes!

A casa não tem cardápio - os pratos do dia mudam todos os dias, conforme disponibilidade dos ingredientes e, quem sabe, vontade da cozinheira, não é?!
O Marcelo chega e rabisca os pratos no papel que forra a mesa. No dia, serviam linguini com 3 opções de molho, 3 carnes (cordeiro, língua e outra que não lembro) e berinjela à parmegiana. Você pode montar seu prato como quiser: 2 massas, 1 massa com 1 carne, berinjela com massa, berinjela com carne... como quiser.
Eu fui de linguini com molho de tomate e carciofo (alcachofra) e de linguini com ervilhas e outras coisas que eu não faço a mínima noção do que eram... mas que estava fantástico. Nossa... Massa é uma coisa tão lugar-comum, tão manjada, tão todo-o-mundo-pode-fazer-em-casa... mas, inacreditavelmente, de vez em quando, aparece uma que te faz repensar todas as massas que já comeu na vida e em como existem tantas combinações fantásticas de molhos que você ainda não provou!!!
Vá ao Fornaio para sentir o que estou querendo te dizer!!

Não bastasse os fantásticos pratos principais, o tiramisù é de tirar a gente do sério! Eu não gosto de tiramisù, mas me rendi a este. Vale cada pequena e dispensável caloria, este aqui!!

As massas saíram R$ 33 e, com bebidas não alcóolicas e sobremesa (dividida pelas 4), a conta saiu R$ 46.

Cuidado: o restaurante não abre todos os fins de semana - somente no almoço do primeiro e último domingo do mês.

Ouvi umas histórias que o ex-dono não deixava o cliente escolher seu prato - ele próprio definia o que cada um comeria! Apesar de bizarro, funcionaria perfeitamente comigo - o que quer que ele escolhesse, eu certamente aprovaria!!

Voltarei: certamente
Para ir: com parentes, em grupos de pessoas queridas
Tipo: italiano bem gostoso, de comer de boca cheia!

Serviço de utilidade pública: Rua Manoel Guedes, 160, Itaim Bibi - tel. 3079-2473

Nenhum comentário:

Postar um comentário