sábado, 28 de maio de 2016

Atacama - post fresquinho da minha irmã!

O Atacama entrou para minha enorme “bucket list” há pouco menos de 10 anos, quando voltei da incrível viagem para o Peru e Bolívia. Como só fiz um “bate-e- volta” (entre aspas mesmo, cada perna dura uma noite inteira de muito sacolejo...) de La Paz para Uyuni, para conhecer o Salar, ficou a vontade de ir especificamente para o Atacama. Enfim, demorou mas chegou a hora!

Foi meio em cima da hora, estava cheia de trabalho, sem paciência para altas pesquisas. Então, o Atacama foi mesmo o destino ideal, pois o planejamento é tarefa relativamente fácil. A cidade-base é San Pedro do Atacama, que conta com uma infra invejável (conservando a aura e clima rústicos), com muitos hostals, restaurantes e muitas, muitas agências de turismo.
Talvez esta seja a parte mais difícil: escolher a agência... Vou começar minhas dicas por aqui, então.

Passeios
Ficamos 4 dias inteiros. Achei que foi o suficiente. Fiz os passeios para Valle de La Luna, Lagunas Altiplánicas + Salar do Atacama (algumas agências combinam as lagunas com as tais Piedras Rojas), Geysers del Tatio, e Salar de Tara. Com exceção do último, fiz todos com a agência Grado 10 (indicação de uma amiga e muito mencionada no Viaje na Viagem - talvez por isso, os brasucas dominem os passeios nesta agência. Os guias arriscam mesmo um portunhol bem falado! Rsrs).
Com mais um dia, faria o tal passeio para Piedras Rojas, do qual falaram muito bem. Outro que "deixei para uma segunda vez" foi tour astronômico (eu não fiz, justamente por ter ido em semana de lua cheia; mas parece ser imperdível).

No pacote fechado com a Grado 10 (por CLP 105 mil/ pessoa), estava incluso também o passeio para Laguna Cejar + Ojos del Salar. Mas havíamos acabado de voltar do passeio para Lagunas Altiplánicas (que sai às 6 AM!), e meu pai estava acabado. Cancelamos (um parêntese: eu tinha planejado ir sozinha, mas meu pai acabou indo junto! Foi super bom ter companhia! Mas vi muitos viajantes solitários se divertindo também. Então, fica a dica: Atacama é ótimo destino tanto para se viajar sozinho, quanto para levar os pais viejitos de guerra, mesmo que eles sejam frescos, mimados, reclamões e sedentários como o meu! Hahaha!). No dia seguinte, conversamos com alguns turistas que haviam ido, e apesar de terem gostado, reclamaram do preço da entrada da Laguna Cejar (CLP 17 mil!), mas quem teve coragem de entrar na laguna estará livre de problemas como bipolaridade pela próxima década (a laguna tá cheia de lítio!) ;o)!

É muito desaconselhável fazer os passeios de maior atitude logo de cara (Lagunas Altiplánicas, Geysers e Salar de Tara ficam a mais de 4000 metros!). Não precisa se assustar: eu e meu pai nos sentimos super bem, e não vi ninguém passando mal, mas vale seguir as recomendações e conselhos das agências!

Laguna Miscanti
Salar do Atacama
Os passeios incluem café da manhã (o do Salar de Tara inclui almoço também, pois se inicia por volta das 8 e volta umas 16:30). E o café da Grado 10 é um capítulo à parte! Como fazem os tours em um caminhão customizado (que aliás, é bem confortável), eles têm uma “chapa” para preparar na hora mistos quentes, panquecas com doce de leite, ovos mexidos... Uma delícia!

Café da manhã nos Geysers del Tatio

Fizemos o passeio para o Salar de Tara com a agência Latchir (foi uma “terceirização”, pois fechamos com outra agência, a Inca North, por CLP 35 mil/ pessoa. Essa prática é bem comum, e no nosso caso, não tivemos problemas. Pelo contrário: o guia, veículo, serviços etc foram ótimos!). Este passeio é bem longo, e uma boa parte off-road. Apesar do desconforto (e dos banheiros “al aire libre” hahaha!), vale a pena! A paisagem é linda!

Almoço
Salar de Tara
Salar de Tara
Recomendo muito as duas agências utilizadas: Grado 10 e Latchir. Fechei a Grado 10 daqui do Brasil, e a Latchir lá mesmo. Acho que o melhor é pagar em pesos chilenos, ou com cartão de crédito. O câmbio para dólar empregado pelas agência é muito ruim...

Ah, é super fácil alugar bikes em San Pedro e muito gostoso (exceto pro meu pai... hahaha!), percorrer os 3 km até Pukará de Quitor, ruínas de uma fortaleza indígena.

Hospedagem
Agora, vou fazer propaganda mesmo! Hahaha! Pesquisei bastante antes de fechar o hostal: queria o melhor custo x benefício, conforto (principalmente depois que meu pai decidiu ir junto), localização, limpeza etc etc. Depois de pesar prós e contras, ficamos no Hostal Haalar, e foi EXCELENTE!!!


A Verônica é um amor, muito atenciosa. O quarto, simples, confortável, limpo e cheiroso (só não gostei do chuveiro sem box... “Odio” aquelas cortinas! Hahahaha!), com ótima calefação, TV a cabo, frigobar, wifi... O café da manhã é uma delícia! Infelizmente, só desfrutamos do café uma única vez, por causa dos horários dos passeios, mas ela fazia questão de nos preparar um lanche e deixar na noite anterior!
Meu pai teve um probleminha de pressão em um dos dias, e ela fez de tudo a seu alcance para nos ajudar. Dava para ver a real preocupação dela (e isso foi reconfortante naquele momento)!

O quesito “prejudicado” é a localização, pois fica um pouco distante do centro (dá uns 15 minutos  andando do centro, mas super de boa, na minha opinião). Mas a Verônica dá um jeito nisso também! Das 13:30 às 22 horas, é só ligar (um celular é deixado com você no check in) e ela vai te buscar (ou te levar para o centro)!

Enfim, eu amei! Reserve direto com ela (veronicaescobarspa@gmail.com / tel: +56.9.81572722), pois sai mais barato do que pelo booking!

Como chegar
Fomos de Latam, com conexão em Santiago. Os traslados Aeroporto de Calama-San Pedro de Atacama, fechamos com a Licancabur. Não respondem e-mail, nem confirmam a reserva que você faz pelo site, mas o serviço é ótimo e dá tudo certo. CLP 20 mil, ida e volta.
Minha irmã e amigas já voaram de Sky, uma low cost chilena - deu tudo certo!

Roupas
Esquece ficar bonita! Hahaha! O tal conceito “vestir-se em camadas” realmente se aplica aqui, pois no início do passeio, o frio é demais (frio tipo para gorro, cachecol, umas 2-3 calças, 3-4 blusas/ casacos, luvas, aqueles negócios para cobrir boca e nariz etc). Algumas horas depois, o calor chega fácil a uns 30 graus! Então, sabedoria na hora de se vestir! ;o)
Quando estiver fazendo a mala, não esqueça de um protetor labial poderoso, um bom hidratante facial (levei bepantol e ajudou bastante) e para as mãos, protetor solar, chapéu (para proteger do sol) e óculos escuros! Também vale acrescentar um Rinosoro e um colírio na sua farmacinha.

Restaurantes
A rua principal, Caracoles, e as adjacentes estão repleta de restaurantes. Algumas sugestões:
- Las Delicias de Carmen: comida boa, barata, simples e farta. Um prato serve facilmente duas pessoas! Cerca de CLP 5000 a 8000 o prato (no jantar).

- La Estaka: foi meu preferido. É mais chiquezinho, com pratos mais sofisticados. Saiu cerca de CLP 12.500 (com la propina ;o)) por pessoa.

Vieiras com lentilhas - estavam ótimas! Acompanhando pisco sour!
- Baltinache (dica da Verônica, do Hostal): apesar de ter gostado mais da comida do La Estaka, a experiência neste restaurante foi mais interessante, por causa da origem dos chefs: a chef é mapuche, do Sul do Chile, e seu marido (e também chef) é indígena atacameño! Assim, há uma fusão dessas influências. Não há cardápio fixo: o menu do dia é recitado pelo garçom, com duas opções de entrada, prato principal e sobremesa. Com cerveja artesanal, a conta ficou em CLP 15.000 (já com os 10%). O restaurante é meio escondidinho e pequeno. Por isso, recomenda-se reservar!




O Atacama é uma experiência incrível, e nenhuma foto é capaz de transmitir a real beleza do que vemos. Tem que ir! ;o)

Fotos: Patrícia I.

Um comentário:

  1. Paty que legal! To pensando seriamente em
    Ir. Obrigada pelas dicas. As fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir