quarta-feira, 11 de maio de 2016

A Grande Muralha

Esta foi a principal razão porque incluí Pequim nesta viagem! Conhecer a Grande Muralha é tipo conhecer Machu Pichu ou as Pirâmides do Egito ou o Taj Mahal - você TEM QUE IR alguma vez na sua vida... você tem que ver com seus próprios olhos... porque não há foto suficientemente bem tirada que consiga transmitir aquele todo!

Com seus quase 2.500km de extensão, você vai precisar, sim, pensar e pesquisar um pouco antes de embarcar para Pequim - ou, pelo menos, recomendo fortemente. São vários trechos, com características diferentes, "visitáveis" de várias formas diferentes...!

Qual trecho? Depende de quanto tempo você tem disponível, de quanto você está disposto a gastar com transporte e de quanto esforço físico você quer fazer.
Li um monte de textos para tentar escolher, mas o que mais me ajudou foi este aqui do Wild Great Wall. Abaixo, transcrevo a parte que resume tudo:

"Half day options: Mutianyu, Juyongguan, Shuiguan and Badaling;
Full Day options: Jinshanling, Jiankou, Huanghuacheng and Gubeikou
Easiest winter walks: Mutianyu, Badaling, Juyongguan.
Most interesting: Jiankou, Jinshanling, Simatai.
More suitable for photographer: Simatai, Jinshanling and Jiankou are suitable for shooting sunset & sunrise photos. Mutianyu and Huanghuacheng are good for picture taking too."

Badaling já foi descartada logo de cara porque, do jeito que sou **sortuda**, ia dar de cara com 1/2 China na Muralha! Fiquei entre Mutianyu e Jinshanling, mas optei pela segunda porque parte dela é restaurada, mas ainda há outra parte que é "original" (coloquei entre aspas porque não dá para saber o que, de fato, é original na Muralha - ela é bem antiga e não havia registros dos reparos que eram feitos).

Como? Para Badaling, rola ir by yourself. A Drieverywhere explica direitinho como ela fez para ir neste post.
Também rola contratar um taxista/ motorista para te levar até outros trechos (mesmo Jinshanling tem uma estrutura bem boa para receber os visitantes), mas acho que eu teria problemas graves de comunicação com meu motorista...
Preferi seguir a sugestão da Mikix e fechar um tour com a Beijing Hikers, porque estava receosa de fechar um daqueles tours em que se passa mais tempo na tal das "lojinhas de jade" que na Muralha em si.
Jinshanling fica a aproximadamente 2h30 de Pequim - na tela do meu celular, dá para ver onde começou nossa caminhada (a linha pontilhada é a Muralha, a seta azul é onde eu estava)
E aí, como foi? Só tenho elogios pro pessoal da Beijing Hikers! Respondem e-mails muito rapidamente, com informações claras e diretas; são pontuais; os guias são fluentes em inglês, muito amigáveis e realmente "te deixam em paz" (ninguém fica te pressionando para você andar mais rápido), não há passadinhas estratégicas em lojinhas turísticas, e o almoço (no final do passeio, incluso no preço) é bem justo e honesto!
Dá um look nas escadas íngremes no meio da Muralha!!!
Fiz o hike "Hemp Village to Jinshanling Great Wall East", por RMB 480 (aprox. USD 75), com grau 3+ de dificuldade - é um nível que a grande maioria das pessoas conseguiria acompanhar sem grandes problemas. Eu nado 2x por semana e trabalho sentada o dia inteiro - fiquei com as pernas levemente doloridas no dia seguinte, mas foi só. Desistimos antes do trecho final (seria só mais 1-1,5km, aproximadamente) porque lembra daquela gripe do HK? Estava em seu estágio máximo bem neste dia!! :/ Além da gente, somente mais um senhor, que tinha transplante de um monte de órgãos, pegou o atalho conosco. Fomos de tênis de corrida e calça de moletom - não precisa levar sua mega-bota pesada de hiking na bagagem só para este passeio. E eles te emprestam um walking pole que vem a calhar.
Gostei MUITO de ter escolhido Jinshanling porque a Muralha era praticamente só do nosso grupo, de tão poucas pessoas que encontramos no caminho. Além disso, a parte não-restaurada tem um toque de autenticidade que deixa a área restaurada com cara fake.
E, sim, claro, eu AMEI a Muralha!!! É mágica!

Subidonas e descidonas - é assim a Muralha inteira!

Não perde um pouco do charme??
Fotos: @fernanda.i e @heliokwon

Nenhum comentário:

Postar um comentário