quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Marrocos

No final do ano, o Evandro e a Luciana viajaram e um dos seus destinos foi Casablanca (aliás, quem já viu o filme? Você achou tão chato quanto eu? Difícil, porque achei chato demais!). Eu conheço praticamente patavinas de Casablanca, mas morro de vontade de conhecer o Marrocos no geral! Este deve ser um país interessantíssimo, com seu cheiro de especiarias e suas cores ocre. Acho que vai ser a próxima Turquia – Espanha e Marrocos, a galera vai fazer.
Na volta, trouxeram-nos de presente um potinho de ras el hanout , que significa “o melhor da casa” e é um apanhado dos melhores temperos que aquela loja vende. No caso, nada menos do que 35 – TRINTA E CINCO – especiarias para temperar seus pratos preparados na sua tagine (ou, no meu caso, na sua panela de ferro! Hahahaha!). Nem precisa imaginar minha cara de felicidade, né?!

Este fim de semana, empolguei-me com uma receita do livro Jamie Viaja:

Tagine de Carne (para 6 pessoas com apetite moderado)

. 600g de carne bovina boa para ensopados, em cubos grandes (usei coxão mole, por indicação do açougueiro. Funcionou);
. óleo de oliva;
. 1 cebola bem picada;
. 1 maço pequeno de coentro, separado em folhas e talos;
. 400g de grão de bico em conserva escorrido;
. 400g de tomate em conserva picado;
. 800ml de caldo de legume;
. 1 abóbora pequena (cerca de 800g), sem as sementes e cortada em cubinhos de 5cm (definitivamente cortei um pouco menor do que isso);
. 100g de ameixa seca, sem caroço, em pedaços;
. 2 colheres de sopa de amêndoas tostadas, em lâminas;
. sal e pimenta-do-reino moída na hora;
. 1 colher de sopa rasa de ras el hanout;
. 1 colher de sopa rasa de cominho (obviamente, usei bem menos do que isso... cerca de 1/4 de colher de sopa, porque cominho tem um sabor marcante demais);
. 1 colher de sopa rasa de canela em pó (também usei bem menos...);
. 1 colher de sopa rasa de gengibre ralado;
. 1 colher de sopa rasa de páprica doce.

Junte o sal, a pimenta-do-reino, o cominho, a canela, o gengibre e a páprica em uma tigela pequena (também acrescentei 1 colherzinha de óleo). Ponha a carne em uma tigela grande e esfregue-a com a mistura. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por duas horas, no mínimo (se possível, de um dia para outro).
Quando estiver pronto, ponha um borrifo de óleo de oliva em uma panela tagine ou caçarola e refogue a carne em fogo médio por 5 minutos. Junte a cebola picada e os talinhos de coentro e deixe por mais 5 minutos. Adicione o grão-de-bico e o tomate (deixei o grão de bico para depois, porque achei meu grão-de-bico macio demais e imaginei que ele se desmancharia), junte 400ml do caldo e mexa bem. Quando ferver, tampe a panela ou cubra com papel alumínio, baixe o fogo e deixe cozinhando por 1,5h.
Adicione a abóbora, a ameixa e o restante do caldo (e o grão-de-bico). Mexa delicadamente e tampe novamente a panela. Cozinhe por mais 1,5h. Vigie e, se achar que está muito seco, junte um pouco de água.
Passado o tempo de cozimento, tire a tampa e verifique a consistência. Se o caldo parecer muito ralo, deixe no fogo por mais 5 ou 10 minutos, sem a tampa. A essa altura, a carne deve estar bem macia e se desfazendo em flocos. Prove e verifique o sal. Distribua as folhas de coentro sobre o tagine junto com a amêndoa tostada. Leve diretamente à mesa, com uma grande travessa de cuscuz pouco temperado, e mãos à obra! 

Ficou bastante saboroso (literalmente, cheio de sabor) e muito perfumado. Super aprovado!!

Para quem não tem amigos chics que viajam ao Marrocos (enquanto o Marrocos não vira a nova Turquia), o Jamie Oliver ensina uma poçãozinha de ras el hanout: noz-moscada, canela, anis, cúrcuma, pimenta caiena, cravo-da-índia (em pó), cardamomo, pimenta vermelha etc.

Foto: Helio Kwon

3 comentários:

  1. Droga! Vocês usaram o tempero antes que eu!!!
    Mas me empolguei... vamos ver se inauguro meu Tagine gigante de 5 euros com essa receita!
    Mas fica uma diquinha do coração: se for ao Marrocos, de preferência a outras cidades... Casablanca não é lá essas coisas...

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, assino embaixo o comentario da Luciana. Também estive em Casablanca e nao curti nada. Alias, pra nao dizer que nao curtia nadica de nada, gostei da mesquita que visitamos e das explicacoes do guia turistico. E so.
    Sobre a foto... bem, da pra sentir o cheiro bao. Fico com fome sempre que passoi por aqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um amigo meu deixou de visitar meu blog porque disse que só lhe dava fome... Por favor, não seja mais uma!!!!!!

      Excluir