sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Benditos beneditinos


Outro dia, fomos tomar um cafezinho no Le Vin, que tem o melhor croissant de SP, na nossa opinião, e me deu uma vontade imensa de comer ovos beneditinos (que estavam no cardápio, mas que não comemos).
Daí, HK pegou o Panelinha e mandou ver no fogão:

Para o molho holandês

100 g de manteiga
1 gema
1/2 colher (sopa) de vinagre
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1. Leve ao micro-ondas uma tigelinha com a manteiga para derreter. Reserve.
2. Numa panelinha, coloque cerca de dois dedos de água, leve ao fogo médio e desligue quando começar a ferver.
3. Junte a gema e o vinagre numa tigela média e mexa com um batedor de arame para incorporar. Adicione 1 colher (sopa) da água aquecida na mistura de gema e bata bem. Encaixe a tigela na panelinha com água fervente para fazer um banho-maria.
4. Bata vigorosamente até a mistura espumar. Junte a manteiga derretida aos poucos, batendo sempre. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho (precisa estar quente). Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver (para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho).
5. Quando o molho encorpar, tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

Para os ovos pochê e montagem

4 ovos
4 fatias de bacon com o lombo
2 fatias de pão para torta fria
páprica a gosto (opcional)
sal a gosto
folhas de salsa a gosto (opcional)
óleo para untar

1. Para fazer os ovos pochê, leve uma frigideira alta com bastante água ao fogo médio, quando ferver, abaixe o fogo.
2. Recorte 4 quadrados de filme de 30 x 30 cm e coloque sobre um prato fundo. Unte o filme com um pinguinho de óleo e quebre um ovo dentro. Una as pontas do quadrado para formar uma trouxinha. Se quiser fazer todos os ovos de uma vez, dê um nó em cada filme. Repita o processo com todos os ovos.
3. Leve a trouxinha à frigideira com água fervente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares (isso fará com que o ovo pochê fique com um formato mais bonito). Passados 3 minutos, retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais 1 minuto na água. (HK, na verdade, fez os ovos pochê numa concha grande. Funcionou que só. Ficaram lindos)
4. Com uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria. Repita o procedimento com os demais ovos e reserve. Na hora de servir, se quiser, volte os ovos à água fervente e deixe aquecer 30 segundos.
5. Aqueça uma frigideira média e coloque um fio de óleo. Junte as fatias de bacon com lombo (duas por vez) e doure dos dois lados. Reserve.
6. Leve as fatias de pão à torradeira ou forno, apenas para aquecer.
7. Coloque uma torrada no prato e espalhe 1 colher do molho holandês. Por cima, coloque duas fatias de bacon e dois ovos pochê. Regue com mais molho. Se quiser, salpique com folhas de salsa e polvilhe com páprica a gosto. Repita o procedimento com o outro prato e sirva a seguir.

Não sei de onde vem o nome “beneditino”, mas os ovos são realmente benditos! Fazem tão bem para a alma que deixa-pra-lá o coração (meu, 100g de manteiga!)! Adorei!!!

Adorei, mas não sei se vou repetir (ou obrigar o HK a repetir), porque dá trabalho demais para um lanchinho, sabe... mais fácil simplesmente pegar a bike e ir até o Le Vin (não lembro o preço, mas era pagável).

Falando em Le Vin, também descobrimos que eles vendem uma geleia fabulosa de framboesa (não deve nada para a da Senhora das Especiarias). Compramos 1 potinho (R$ 12) e vimos o negócio se esvaziar em menos de 1 semana! Ai, ai...

Foto: Helio Kwon

Serviço de utilidade pública: Al. Tietê, 178, Jardins – tel. 3063-1094

Nenhum comentário:

Postar um comentário