sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Itália

Vocês já sabem que eu adoro viajar. Acho que tanto quanto viajar, gosto de fazer a pesquisinha prévia à viagem... adoro visitar sites e blogs e fazer uma lista completa de todos os lugares que quero visitar e restaurantes em que quero comer! Isso acaba rendendo boas viagens a mim mesma e a vários amigos meus, que se valem das minhas leituras.
Aliás, para quem ainda não conhece o blog DriEverywhere, já passou da hora de conhecer. Um dos blogs favoritos da minha irmã! Tem várias dicas dos trilhões de lugares pelos quais a "Dri" já passou!

Minhas últimas férias foram na Itália. Férias especiais: lua de mel.
Se você acha que foi light e só love por causa disso, está muito enganado, que Fernanda Iqueda não é mulher que tira férias para ficar mofando, não! Batemos MUITA perna por aí e (infelizmente -mas faz parte e eu não reclamo) dormimos em muito hotelzinho duas estrelas!
Pelo menos, algumas boas histórias e muitas boas dicas renderam!

Neste e nos próximos posts, seguem meu roteiro e minhas dicas principais. Só escreverei mais longamente sobre os restaurantes tem-que-ir, porque, se não, isso não vai ter fim (dá para imaginar quanto engordei nessa viagem, né..).
O roteiro principal foi: 1 dia em Milão, 2 dias em Veneza, 3 na Florença + 3 na Toscana, 6 em Roma e 2 em Otranto, antes de voltar para Milão e ter mais 1 dia lá.

Chegamos em Malpensa-Milão à noite, umas 22h. Pegamos o trem (EUR 11 por pessoa - não se esqueça de validar seu tíquete na maquininha amarela antes de descer a rampa para as plataformas) que leva diretamente à estação central (Milano Centrale) e fomos andando até nosso hotel.
A princípio, no dia seguinte, pegaríamos um trem de manhãzinha para Verona, aonde passaríamos o dia. Claro que não deu certo esse negócio de acordar supercedo logo no primeiro dia de viagem, mas a idéia de dormir a primeira noite num hotel pertinho da estação foi boa e eu recomendo, se você for pão-duro como a gente e não quiser pagar táxi!
O hotel foi honesto. Ele quer ser modernoso e futurista, mas continuo achando estranha essa história de banheiro com paredes de vidro. Hahahaha! Deve haver melhores e deve haver mais baratos, mas, o Mediolanum Hotel, @ EUR 89,10 a diária, "é o que temos para hoje".

No nosso primeiro dia em Milão, pegamos o ótimo metrô e fomos direto ao Duomo. LINDO! Visitamos o Duomo por dentro (watch out para os códigos de vestimenta - nada de ombros de fora, nem joelhos à mostra), nada demais, mas a fila não é tão longa e vale a pena.
Andamos pela Galleria Vittorio Emanuele II, um dos mais antigos shopping centers (ou o mais) do mundo! Ainda hoje, um prédio super imponente e cheio de boutiques chiquérrimas (incl. Prada, Louis Vouitton etc.). Não se assuste se vir umas pessoas malucas rodopiando o calcanhar no centro da galeria - a Itália é cheia dessas macumbinhas - diz-se que a pessoa que girar os calcanhares nas partes íntimas do touro que está lá no chão terá muita sorte! Mamma mia!!
Ainda passamos pelo Castello Sforzesco e por algumas ruelas lindas e fofas antes de ficarmos com fome, muita fome!!
Por indicação de uma moça do escritório de turismo, fomos ao Il Resentin. Fomos tradicionais (e turistas) e pedimos cotoletta alla milanese (bife de carne suína... à milanesa!) e risotto milanese (feito com açafrão e bem simples). Basicamente... O MELHOR RISOTTO DAS NOSSAS VIDAS!!!!!!!
Deve ser porque é simples que é tão surpreendente assim! Bem caldoso, super ao dente, sabor incrivelmente epifânico!
Uma pausa:
Tenho que discursar sobre a curiosa história dos milhões de pratos que compõem a mesa italiana. A princípio, uma refeição completa teria antipasto (entrada), primo piatto (normalmente, uma massa), secondo piatto (normalmente, uma carne) com contorno (acompanhamentos, como saladinha ou batatas) e dolci (sobremesa). Tá bom ou tá com fome ainda??
Gente... quem tem estômago para comer tanta coisa assim 2x ao dia (tirando o Adam Richman, claro)???
Pois é.
Eu me sentia mal, no começo da viagem, de não seguir a tradição italiana e sempre parar no primo, ou pular e ir direto para o secondo... mas, depois li num livro ITALIANO que ninguém nos dias atuais consegue comer tanta coisa assim. Então, turista querido, não se angustie com o fato de não ter um estômago colossal e não estrague sua viagem com tantos antiácidos.

Voltando:
A refeição, acompanhada de água Acqua Panna, que tudo na Itália é chic benhê, saiu EUR 16,50 por pessoa. Bem justo.

Se ainda estiver em busca da felicidade, ande alguns metros na mesma calçada e tome o seu primeiro gelatto tem-que-tomar no RivaReno. Por EUR 2,50 o cono piccolo com dois sabores (o preço varia de acordo com a cidade... em Florença, custava apenas EUR 2), dá de dez em 99% das sorveterias paulistanas.
Infelizmente.
E peça o cono (nada de copinho com pazinha, hein!)!!!!
O mango hera era o favorito do HK... eu amava todos. Sem exceção.

Acabamos nosso dia em Milão passeando pelas lojas da Corso Vittorio Emanuele II, que corre ao lado do Duomo - em sua maioria, bem mais modestas que as que fazem fama na Semana de Moda de Milão.
Observar as pessoas, total fashion victims, também é um programão. Nunca vi tanta gente trendy junta na minha vida... os homens estão no limiar do que seria "afetado" aqui no Brasil, as mulheres usam cabelos rosas e ficam lindas! É um desfile ao ar livre. E é muito interessante!

Fotos: Fernanda I. e Helio Kwon

Serviço de utilidade pública:
Il Resentin - Via Mercato 24, Milano - tel +39 02 875-923
RivaReno - Via Mercato 20, Milano - tel. +39 02 8909-6631

4 comentários:

  1. Eita... coisa de casal usar o login do outro!? rsrsrs

    Nossa... Realmente, está ficando difícil comer fora (jantar) em SP, num lugar +/- sem gastar, no mínimo, uns 70! Isso que a maioria é só o principal, bebida e os 10%! Absurdo!

    Nossa, a secretária da empresa se chama Adriana Muller e já morou na Inglaterra e gasta o $$$ com viagens ao redor do mundo... só não escreve...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. AH! E a KatyPerry usa cabelo rosa! kkkk

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,

    Tenho que discordar: ainda tem MTO italiano que come tudo o que tem direito e ainda acompanha com pães, queijos e frios! Minha família de lá pelo menos é assim! E ai de você se decidir "pular" um prato na casa da zia.....hehehehe

    Estou ansiosa pelos proximos posts da viagem!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Fon, vc não deixa escapar nada, né!! Foi sem querer (claro) que usei o login do Helio. Mas os próximos virão corretos, pode deixar.
    A Katy Perry usa, de fato, cabelos rosa, mas as milanesas continuam sendo as únicas a usar e continuar lindas e fashion!

    Sério, Luciana, que eles comem todos os "courses"?? Minha nossa senhora! E como é que vc não engordou lá?? Gente... eu ia voltar uma bolinha!!!!!

    ResponderExcluir