sábado, 23 de abril de 2011

Últimas dicas de Buenos Aires

(cont.)
Segunda-feira, foi o dia das compritchas pela Santa Fe.
Minha mãe e minha tia se esbaldaram nas lojas de bolsas e botas, e eu me esbaldei nos livros do El Ateneo - comprei 3: El tiempo entre costuras, de María Dueñas, e Cien Años de Soledad e El Amor en los tiempos del Cólera, do Nobel Gabriel García Marquéz!
Depois, fui caminhar pela Recoleta, pela Av. Alvear, cerquita ao apartamento que alugamos na primeira vez em que estive na capital portenha, enquanto minhas companheiras foram concluir suas compras na c/ Florida.

O jantar, para fechar a viagem, foi especial: a parrilla do La Cabrera é uma das mais famosas da cidade - e não sem razão: é de comer de joelhos!!!
Pedimos uma carne para cada uma (ojo de bife de 200g para mim, meia porção de churrasquito para minha mãe e um bife de chorizo para minha tia). Chegaram na chapa, ao ponto (a minha podia ter vindo um pouco mais sanguinolenta, devo dizer), absurdamente macias e saborosas, seguidas de uma degustação de acompanhamentos - uma grande variedade de purês, conservas (de cebola, berinjela, abobrinha etc.), molhos, saladas... em pequeno potinhos, que você pode pedir na quantidade que quiser! Estava tudo muuuuito gostoso!
Com meia garrafa de tinto para mim, uma sobremesa dividida pelas 3 (morangos flambados com Cointreau e sorvete de creme) e pirulitos à vontade no final, a conta ficou em ARS 110 por pessoa... inacreditavelmente barato para quem está acostumado com os preços paulistanos.
ALTAMENTE recomendado!!
A fernandica fica por conta da reserva - obrigatória para este restaurante! Fomos no sábado de manhã e só conseguimos mesa para o jantar de segunda-feira!

Na terça-feira, nosso último dia, fizemos o tour guiado pelo Teatro Colón, a casa de ópera mais importante da América Latina, que estava em reforma desde sei-lá-quando.
Este é um passeio IMPERDÍVEL! O teatro é lindo, e a sua história, fantástica!
Acredita, por exemplo, que o teatro se estende por 3 andares subterrâneos até a avenida 9 de Julho?! São salas e salas de ensaio, de costura (todas as fantasias são feitas lá mesmo!) etc. Ou que havia uma seção especial no auditório para as viúvas, totalmente enjaulado, parecendo uma prisão?! (Em tempos remotos, o luto durava 2 anos e eram mal vistas as viúvas que se divertiam durante este período...) Adoro visitar casas de ópera nas viagens!!!
O tour dura 45 minutos, acontece em inglês e espanhol e custa ARS 60 (USD 15) para estrangeiros.

Saindo de lá, passamos no Café Tortoni, como reza a tradição e tiramos aquela foto básica com o Carlos Gardel.
Antes de irmos para o aeroporto, almoçamos rapidinho no T.G.I. Friday's de Puerto Madero. Y volvimos a la casa...

Alguns comentários:
- Nosso roteiro foi definido desta forma porque todas as 3 já conhecíamos Buenos Aires de outras visitas. Se for sua primeira vez e tiver menos de 3 dias, deixe as compras para uma próxima oportunidade e invista em passeios obrigatórios, como a visita à Bombonera, depois de passear pelo Caminito, além de passear mais tranquilamente pelo Centro.
- Não há mais necessidade de pagar a taxa de embarque no aeroporto de Ezeiza.
- O duty free de saída da Argentina é enoooooorme e cheio de coisas! Alguns artigos estão mais baratos que aqui. Aproveite, porque o duty free de chegada de Guarulhos anda cada vez mais pobre...
- O Estadão fez uma reportagem super-recentemente com várias dicas de restaurantes em Buenos Aires, por região da capital. Para quem ficar mais tempo, é uma boa pedida!

Fotos: Fernanda I. e Cristina Iqueda

Serviço de utilidade pública:
El Ateneo: Av. Santa Fe, 1860 - tel. +54 11 4813-6052 / 4811-6104
La Cabrera: Cabrera 5099, Palermo - tel. +54 11 4831-7002
Teatro Colón: Cerrito 628, Centro - tel. +54 11 4378-7100
Café Tortoni: Av. de Mayo 825, Centro - tel. +54 11 4342-4328

3 comentários:

  1. Que saudades de BsAs!!!
    Bem que você podia ter me chamado também, né???
    Vou fazer um regime e quando conseguir a façanha de perder uns 20 quilos, eu comemoro em BsAs! kkkk
    E os sorvetes? Não tomou nenhum não?

    ResponderExcluir
  2. Claro que tomei, né! Vários do Freddo! Hahahaaha! Tem um de mascarpone que é de morrer.

    ResponderExcluir
  3. boa dica!!! se quiser chutar o pau da barraca pelo menos uma vez em Buenos Aires e ser tratado como rei, vá no Cabana Las Lilas em Puerto Madero, sensacional! Mas caro.

    ResponderExcluir