domingo, 17 de abril de 2011

Chiiiiiiii

Hoje em São Paulo está fazendo um dia lindo (céu limpo, sol e calor), tanto que me inspirou a voltar à ativa, mais uma vez, ao blog Autoindulgente (rs) - uma vez que são quase meio-dia e não faço questão transpirar loucamente a céu aberto na cidade.

Apesar da Fê ja ter escrito antes sobre o ChiFu, trago (finalmente) uma versão mais ilustrada com sugestões do que pedir para você que é marinheiro de primeira viagem ou para você que quer fugir do tradicional yakissoba-rolinho/risoto primavera.

Como sou uma frequentadora assídua do restaurante devido à minhas raízes chinesas, tenho uma coleção de fotos de alguns dos muitos pratos que são servidos lá.

Vamos ao que interessa...

Entradas

Entrada Combinado: esse prato geralmente está disponível quando você pediu antecipadamente ou se você está participando de um "banquete chinês", na foto, em sentido horário, começando pelo lombo vermelho (char siu), lula empanada, bucho de boi, orelha de porca fatiada e "macarrão" transparente temperado. Esse prato vêm em temperatura ambiente e frio.

Frango cozido: ele vem montado no formato do frango, é cozido em água temperada "al dente", não se assustem com a cabeça e/ou bumbum da ave, fazem parte da composição do prato, geralmente não são comidos (eu não como), ele é pedido como entrada e pode-se escolher a opção metade ou inteiro. Acompanha um molhinho de gengibre desfiado + sal + óleo cozido (que fica uma delícia acompanhado de arroz branco). Outras opções de entrada típica são o pato laqueado e o leitão "à pururuca".

Prato Principal

Camarão cozido ao vapor: de uns tempos para cá parei um pouco de comer camarão no ChiFu, por um motivo um tanto fútil: preguiça de descascá-lo e sujar as mãos, mas essa opção da foto é uma ótima pedida, porque eles vêm semi descascados e o sabor é ótimo!

Vieiras ao vapor: a maioria dos chineses ama frutos do mar, essa é uma opção para quem quer arriscar algo novo, são cozidas ao vapor e são acompanhadas de bifum (macarrão fininho de arroz).

Lombo agridoce: são pedaços de carne de porco à milanesa que depois vão ao wok juntamente com pimentões, cebola, abacaxi e molho agridoce.

Tofu com recheio de camarão: sou muito suspeita para falar desse prato, porque é um dos meus favoritos! Não é gorduroso, fácil de comer (só vem a carne do camarão), textura ótima, enfim, provem que vale a pena, só uma ressalva é que, às vezes, pode ser o último prato a chegar à mesa porque demora um pouco mais para ser feito.

Bucho de peixe com lula e pak choi (ou repolho chinês): eu confesso que depois que eu "descobri" que era bucho, fiquei com menos vontade de comer, mas não deixa de ser saboroso, o problema é que vem muito, então se você não for com umas 5 pessoas, no mínimo, ao ChiFu, sugiro que não peça.

Peixe ao shoyu cozido ao vapor: a opção que eu sempre escolho é a tilápia, por ter uma carne mais suculenta e menos espinhas, é ótimo acompanhado de arroz branco.

Acompanhamentos

Pasta de arroz com carne e broto de feijão: macarrão bem famoso ao sul da China que usa o arroz como base, é meio gorduroso esse prato, mas vale as calorias que tem e é uma opção para quem quer substituir o yakissoba.

Sobremesa

Leite frito: aposto que muitos não sabiam que o Chifu tinha uma opção de sobremesa, que não fosse a famosa melancia "grátis-final de refeição-convite para pedir as contas". Pois é, eis que surge essa opção de leite frito acompanhado de leite condensado, é um pouco difícil de descrever, mas lembra um pouco do moti japonês à milanesa.

Espero que eu tenha ajudado você a escolher o seu próximo prato no Chifu e/ou apresentado pelo menos um prato que você ainda não conhecia da culinária cantonesa.


Voltarei: sim
Para ir: em grupos grandes (5 ou mais), com fome e com paciência para o atendimento caso haja só ocidentais
Tipo:chinês, comida cantonesa, bo custo x benefício


Serviço de utilidade pública: Praça Carlos Gomes, 168 - Liberdade/Centro - São Paulo - SP

4 comentários:

  1. hummmm....quando voltaremos lá?

    ResponderExcluir
  2. Nem acreditei quando vi seu post aqui!! Hahahaha!
    Fon, fiquei salivando! Morrendo de vontade de comer o tofu recheado, as vieiras e os camarões ao vapor... hmmm!!!
    Quando vamos, hein?? Vc está me devendo faz tempo!

    Mas a dúvida continua: se eu pedir assim, com os nomes em português como vc escreveu, as garçonetes vão entender o que eu quero???

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Jantei ontem no Chifu! Fechei o feriado bem, hein?! =(
    Pois é... 2011 tenho que cumprir todas as minhas 'promessas'... mas Fê! Vc não está de regime pro casório? assim fica difícil, né?

    Então se você explicar para elas o que tem no prato, elas vão entender sim. Fora que eu me lembro que o cardápio estava mais ilustrado... mas paciência é uma virtude!kkkk

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que saudade dessa comilança toda! Fe, podiamos marcar um dia com o pessoal pra se esbaldar aí...

    ResponderExcluir