domingo, 29 de novembro de 2009

My first cupcakes

Nem parece que faz um mês desde o meu último post.

Só para não deixar novembro sem um post meu, vou compatilhar a experiência da minha primeira fornada dos meus bolinhos de copinho.

Tudo começou numa quinta-feira ensolarada, um calor de mais de 32 graus aqui em São Paulo. Estava eu em meu trabalho, atolada de tarefas, quando decidi finalmente (depois de meses) que, ao sair do trabalho naquele dia, iria à Barra Doce comprar as formas de cupcake e as forminhas de papel.

Quando ia deixar a loja, adivinha? Começou a cair aquele pé d'água típico dos verões (apesar de estarmos na primavera), tomei a maior chuva para chegar até o carro e as ruas de Moema estavam todas alagadas (medo!), bom, é o que dá por eu finalmente resolver fazer as diversas receitas que separei há tempos, né?

Foram preparadas 2 receitas:
- Laranja com gotinhas de chocolate, receita do Technicolor Kitchen
- Chocolate com cobertura de Nutella e granulado, receita adaptada da Claudia Cozinha Experimental (que era com cobertura de ganache de chocolate, mas não tive coragem de fazer), compilada abaixo:
Ingredientes:
-3/4 de xícara de cacau em pó
-3/4 de xícara de água quente
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de sal
- 300g de manteiga
- 2 1/4 xícaras de açúcar
- 4 ovos grandes, em temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) essência de baunilha
- 1 xícara de iogurte natural

Preparo:
Em uma tigela, misture o cacau com a água quente até ficar homogêneo. Em outra tigela, misture a farinha com o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve. Em uma panela, derreta a manteiga com o açúcar sobre fogo baixo, mexendo sempre. Transfira para uma tigela e bata com a batedeira por cinco minutos ou até esfriar. Junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre após cada adição. Adicione a baunilha, a mistura de cacau e bata até ficar homogêneo. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente a mistura de farinha em 2x, alternando com o iogurte, batendo apenas para deixar a massa homogênea. Divida a massa entre as forminhas de papel, preenchendo até 3/4 da altura de cada forminha. Leve ao forno moderado (180 graus), pré aquecido) por 20 minutos, ou faça o teste do palito. Deixe esfriar sobre grade.

Gostei bastante do resultado do cupcake de chocolate, a massa fica super fofa e não fica doce, fiz meia receita e consegui 12 bolinhos.

Já o de laranja, não gostei tanto do resultado, depois de esfriar ele fica um pouco massudo, prefiro meu bolo de laranja.

Foto: Yummiest Photos

5 comentários:

  1. Que lindinhos, Fonzinha!!
    Ficaram com uma cara ótima!

    ResponderExcluir
  2. Essas meninas estão muito prendadas !!!
    Só tem um defeitinho: vcs poderiam mandar umas amostrinhas pras leitoras do blog... hehehehe
    Parabéns !
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fon, vc encontrou coisas bacanas na Barra Doces? Há enfeites específicos para Natal?

    ResponderExcluir
  4. Então, na Barra Doce comprei só a assadeira para muffins com 12 (por R$23,90) e as forminhas de papel (por algo menos de R$3,00 com 100 unidades).

    Quanto aos enfeites natalinos tinha cartões, guardanapos, toalhas, formas de cookies e tinha uns enfeites pra cupcakes, mas não são comestíveis e são caros.

    Os coraçõezinhos e as gotinhas de chocolate comprei no Tateno.

    Não sei quanto a vocês, mas quanto entrei na loja e vi as outras clientes, ficava me perguntando sem parar se elas possuíam um blog de receitas! kkkkk

    ResponderExcluir