terça-feira, 3 de novembro de 2009

Museo del Jamón

Depois de 17 dias viajando pela Espanha, tenho mil e um posts para escrever sobre este país FANTÁSTICO de gente franca e de muita História. Sobre a culinária, então... começo a me perder só de lembrar os sabores e os temperos (fortes)...

Minha primeira dica gastronômica mal é uma dica porque está espalhada por toda Madrid e você certamente toparia(á) com uma nas suas andanças - o Museo del Jamón é uma cadeia de restaurantes/ lanchonetes em que você pode provar a iguaria que dá nome à casa de tudo-quanto-é-jeito: sozinho, em sanduíches (ou melhor, bocadillos), levando para casa (eles vendem tanto a peça inteira quanto somente um pedaço)... e todos os tipos possíveis: o serrano (mais comum e mais barato), o ibérico (que até na Espanha é caro!), com 4 J's, com 5 J's... com quantos J's você quiser!
(não me pergunte o que significa esse negócio de J... ainda não consegui descobrir... mas posto aqui logo que eu souber!)

Mas você, renegado não-apreciador de jamón, também pode ser feliz no Museo del Jamón: há sanduíches com outros frios e pratos espanhóis, como a ensaladilla rusa (nada mais é que a nossa salada de maionese) e o pulpo a la gallega (polvo cozido no ponto perfeito, com páprica).
A Patynha, minha companheira nessa jornada espanhola, pediu um misto quente com ovo frito muito curioso: o pão de cima vem recortado com um buraquinho, encaixando perfeitamente a gema mole! Fica muito gracioso (além de ser bem prático na hora de comer)!

Outra coisa ótima na Espanha foi redescobrir que comer bem é um hábito sustentável! Os preços do Museo del Jamón são todos praticáveis e, em nenhuma das vezes que fomos (fomos duas), não extrapolamos o budget de EUR 15,00 por refeição (incl. bebidas alcóolicas, ou seja, sangria ou vinho).

Ai...
Saudades já!

Fotos: Fernanda I.

6 comentários:

  1. Saudades também....
    Do lanche, da viagem e da minha amiguinha... hehehe

    ResponderExcluir
  2. Esses Js devem ser as estrelas que classificam os jamons, não? kkkk

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem observado Fon!
    Gente, que DELÍCIA!!! Eu quero!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Fernanda, eu adoro o Museo del Jamón! Voltei a Madri em fevereiro deste ano e pensei em escrever um post sobre o lugar, mas ainda nao aconteceu. Deliciosos bocadillos, cervejinha servida com tapas... lugar 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, e como estava o tempo em fevereiro? Considero ir pra lá em janeiro, com meus pais, mas não pode estar muito frio, porque os velhinhos reclamam muito... hahahaha!

      Excluir