sexta-feira, 10 de março de 2017

Viagem pela California - Yosemite

A segunda parte da viagem foi o Yosemite National Park, um dos mais visitados parques nacionais dos Estados Unidos (o mais?). Eu tinha expectativas altas para esta parte da viagem, mas sinceramente não sabia muito bem o que esperar. Há muita informação no site, mas ainda estava perdida no sentido de "ok, mas como as coisas funcionam na prática? Quais trilhas posso fazer?" etc. Então, relaxei e simplesmente resolvi que "chegando lá, vou ao posto de informações turísticas e resolvo na hora o que fazer". Acho que foi a melhor estratégia.

Alugamos um carro em San Francisco, na Alamo, via rentcars.com, pela bagatela de US$143,88 (não inclui seguro, porque quem aluga carro com Visa Platinum já tem cobertura) para 7 diárias. O carro era um Dodge, numa categoria similar a um Toyota Corolla ou Hyundai Elantra. Achei o preço inacreditável de barato.

Levamos cerca de 4h30 (entre paradas para almoçar etc.) para chegar a Yosemite. Logo na entrada, havia um postinho de informações, e os rangers nos deram algumas dicas do que fazer naquele dia que já estava quase no fim.
*A visita ao Parque é bem barata: US$30 por carro para 7 dias!

Decidimos visitar o Tuolumne Grove (uma área com uma trilha que leva a várias sequoias gigantes). As sequoias são lindas e realmente gigantescas, mas nem me venha com esse papo de abraçar árvore porque, por elas terem raízes pouco profundas, não se pode pisar nas áreas próximas à sua base!!
A trilha durou cerca de 2h, entre ida e volta, era bem sinalizada, pavimentada (tinha pessoas com carrinhos de bebê) e uma inclinação média.

Como perdemos a possibilidade do pôr do sol (teríamos visto do Glacier Point, mas acabamos a trilha perto das 17h e ainda teríamos de nos locomover até lá, o que demoraria pelo menos mais 1h), fomos direto para Mariposa, uma cidade próxima ao Parque, onde ficamos hospedados no America's Best Value Inn Mariposa Lodge, que é daqueles bem motelzão de beira de estrada dos Estados Unidos, que a gente vê nos filmes, sabe... mas ok, cumpriu seu papel no mundo.
*Quem programar a viagem com maior antecedência, pode tentar ficar dentro do próprio parque, em um dos hotéis, ou alugar um trailer e acampar. Achei a ideia fantástica, mas estava muito em cima da hora quando decidimos a viagem. Neste post ultracompleto, o Ideias na Mala te dá todas as possibilidades de estadia, vantagens e desvantagens.

Neste e no dia seguinte, jantamos no Charles Street Dinner House, na própria cidade. O restaurante não é bom, tampouco é ruim. As porções são grandes (à la americana) e podem ser divididas. E a hostess/ gerente/ dona do restaurante é, no mínimo, peculiar, com suas roupas um tanto extravagantes! hahahaha

No dia seguinte, munidos de lanchinhos, acordamos cedinho (antes das 6h) e seguimos para Yosemite. Mariposa até Yosemite Valley (a área mais turística do Parque, onde se concentram a maioria das trilhas, estacionamentos e restaurantes/ lanchonetes, além do centro de informações turísticas e vans que levam a vários pontos do vale) leva cerca de 1h15.
Logo na entrada, esta visão magnífica do El Capitán

Até os veadinhos estavam passeando tranquilamente!
As coisas estavam bem tranquilas neste horário, e o Visitor Center nem estava aberto. Deixamos o carro em um dos bolsões, pegamos um folder de trilhas e partimos para o Cook's Meadow Loop, que é curtinho (1,6km), sem inclinação e ainda tem paisagens lindas!!
*O que achei "ruim" das trilhas do Parque é que não há opções médias de trilha (tipo 5km) - ou são enormes e levam o dia inteiro, o que seria impraticável para nós, ou são super curtas e acabam em meia hora...



Em seguida, já partimos para o Lower Yosemite Fall Trail (também 1,6km, com somente 15m de inclinação - bem facinho). Teoricamente, o legal desta trilha é ver uma linda cachoeira ao final dela, mas primeiro que, em setembro/ outubro, as cachoeiras já estão secas (o momento de glória de Yosemite deve ser na primavera, quando a água do degelo enche todas as cascatas); segundo que faz anos que a California está numa seca mais braba do que a que enfrentamos em São Paulo em 2015! Então, ela foi média, apenas...

Depois disso, voltamos ao Visitor Center, colhemos mais algumas informações e resolvemos partir para Vernal Fall Footbrige Trail (Vernal e Nevada Falls eram as únicas cascatas com água na época), um pouco mais longa (2,6km) e com 120m de inclinação (dá para dar uma cansadinha bem de leve).
*Enquanto eu estava na fila do Visitor Center, HK ficou assistindo um videozinho educativo sobre os ursos do Parque, como você não deve deixar comida dentro dos carros (mas, sim, dentro de armários próprios, que o Parque disponibiliza nos estacionamentos) porque os ursos arrombam os carros sem dó nem piedade etc. etc. etc. Nossa... para quê fazer isso com uma pessoa sugestionável de cidade grande, me fala?!? HK voltou que nem jato para o estacionamento (que estava numa área SUPER movimentada do Parque e nem tinha os tais armários, de tanto que não era uma área visada por ursos) para limpar até a menor migalha de dentro do carro! Hahahahaha!

Infelizmente, não há foto que faça jus às beleza e grandiosidade de Yosemite.

Voltamos para o Centrinho de Yosemite Valley, comemos umas porcarias na lanchonete, pegamos o carro e fomos para o Tunnel View, que é "A" imagem que você tem na cabeça quando pensa em Yosemite. É realmente uma vista grandiosa.

E seguimos (também de carro) para o Glacier Point (que não está aberto no inverno), que te dá uma vista maravilhosa do Half Dome (esta pedra enorme bem no meio da foto abaixo).

Assim foi nosso dia e meio em Yosemite!

Fotos: @fernanda.i e @heliokwon

Nenhum comentário:

Postar um comentário