quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sushi Kiyo

"Nos últimos tempos, tenho preferido evitar restaurantes japoneses para comer sushi, sabe? A primeira razão é que tenho em casa uma excelente cortadora de sashimis (mas a verdade é que isso está ao alcance de todos, já que, em muitas feiras livres, pelo menos em Sampa, é só escolher o peixe e pedir para cortar o sashimi) e temperadora de gohan: minha mãe (imbatível)! Segundo porque ando descobrindo que os pratos quentes podem te deixar muito mais feliz (os lamens e a comida do Kidoairaku, por exemplo, são a tradução perfeita do “comfort food”, não acham?). E por último (e, definitivamente, não menos importante), porque os preços são muito altos (com raras exceções) ou a comida pode ser chamada de tudo, menos japonesa (incluem-se aqui um sem número de rodízios...)!
Calma, calma, o post não é para desabafar! E, sim, para contar que abri uma exceção - e foi uma excelente experiência! Pode-se dizer que o Sushi Kiyo enquadra-se na categoria “preços altos”, mas não sai tão caro se você fizer as escolhas certas do menu, e privilegiar qualidade à quantidade! Além disso, era uma ocasião especial: meu aniversário!
O couvert é simples: não sei bem o que era, mas tinha um kanten (gelatina japonesa, feita a partir de algas marinhas) de ovas (gosto de nada). Depois de muiiitas perguntas feitas ao paciente e simpático Carlos (que é o filho do fundador do restaurante, Sr. Kiyomi, que continua lá, firme e forte, atrás do balcão, preparando sashimis perfeitos há mais de 30 anos! Aliás, devo deixar registrado que simpatia, eficiência e amor pelo que fazem parecem ser características da família que toca o negócio, e de todos funcionários!), fizemos nossos pedidos: um combinado de sashimis, cavaquinha (crustáceo parecido com a lagosta), acompanhados por gohan, misoshiru e tsukemono!

A seleção de peixes é muito boa (vem sashimi de polvo, também, que meu pai comeu sozinho!). Para terem uma idéia, nós somos finos (Craro! Rsrs!), mas minha mãe comeu até a decoração, menos a arvorezinha (que era de prástico... Uma pena...). E a cavaquinha... hummm... Espero que as imagens falem por si só, mas para ajudar, a descrição do cardápio é a seguinte: Cavaquinha- Servido com molho à base de maionese. São temperadas com sal, sake, ajinomoto, salsinha japonesa.”
Para sobremesa, por uma abençoada recomendação do garçom, pedimos o tempurá de sorvete. Nossa! Muito gostoso mesmo! A casquinha é feita de corn flakes, estava bem crocante e quentinha, contrastando com o sorvete que derretiiiia lá dentro...
Bom, a conta ficou em uns R$75,00 por pessoa, e valeu muito a pena! Então, já sabem, quando quiserem comer sushis e sashimis (e outros pratos - dizem que o udon, yakisoba, sukiyaki etc. também são excelentes) de verdade, com atendimento diferenciado, o Sushi Kiyo é ótima pedida!

Voltarei: espero que sim!
Para ir: com família, namorado (a)
Tipo: cozinha japonesa tradicional

Fotos: Patrícia Iqueda

Serviço de utilidade pública: Rua Tutóia, 223, Paraíso - tel. 3887-9148"

Post por Patrícia I.

2 comentários:

  1. Adorei o post e as fotos!!!!
    Parabéns (pelo aniversário!)!!!

    ResponderExcluir
  2. O Sushi Kiyo também tem pratos quentes, como udon e lamen. O preço é salgadinho (uns R$ 32 cada prato) e não é tão gostoso quanto Aska/ Miyabi... então, se for, foque no sushi realmente.

    ResponderExcluir