quinta-feira, 11 de março de 2010

Kidoairaku

Nossa... faz tanto tempo que não posto nada no blog que achei melhor esperar e só postar quando realmente valesse a pena.

Sábado retrasado, incentivados por uma reportagem muito especial publicada no Estadão, HK e eu fomos a um restaurante que vale cada miligrama que pesa: o Kidoairaku (como todos os restaurantes tradicionais e quase caseiros da Liberdade, este também não tem site).

Para mim (sou descendente de japoneses), parecia que estava jantando na casa de algum parente tradicional - se tivesse algum (os meus de verdade parecem mais italianos): uma senhora assistindo TV fica sentada logo na entrada dando as boas vindas aos que chegam, uma menininha fofa japonesinha andando pra lá e pra cá, ajudando a mãe no balcão algumas vezes, ou o pai, na cozinha; a comida simples e caseira, com ingredientes do dia-a-dia... tudo simples, delicado e bem feito.
Aliás, se fosse eu que definisse o significado dos conceitos que surgem por aí, certamente chamaria de comfort food o que servem lá.

Com a ajuda do discreto garçom, pedimos a salada de cebola, o tofu coberto com carne moída refogada e a rabada feita em molho de missô (quer os nomes em japonês? querendo demais, né?!). Todos estavam feitos à perfeição!
A salada surpreendeu-me de tão boa! Crocante, nada ardida, com um molho fantástico de shoyu... muito boa - e não sou fã de cebola crua. O tofu, fritinho, estava IMPERDÍVEL, e a rabada estava derretendo... desgrudando do osso sem absolutamente nenhum esforço... MARAVILHOSA!

Foi um dos melhores jantares que já tivemos - e tudo isso por R$ 40/ pessoa (a verdade é que não precisávamos de três pratos e saímos de lá quase rolando São Joaquim abaixo; então, poderia ter saído mais barato).

Vale cada miligrama que pesa!

Para ir: num dia friozinho, com fome e aberto a novas experiências
Tipo: japonês bastante tradicional, sem nada daquelas frescuras de cream cheese
Voltarei: SEM SOMBRA DE DÚVIDA!

Fotos: Helio Kwon.

Serviço de utilidade pública: R. São Joaquim, 394, Liberdade - tel. 3207-8569
Post scriptum: Durante os almoços, o cardápio é diferente - não se servem os pratos "da parede", somente os do cardápio "de verdade". Os teishokus são supercompletos, deliciosos e muito bem servidos. O lamen também mostra que o Aska não é o único lugar da Liberdade com bom lamen, e o nabeyaki udon conseguiu satisfazer até minha mãe, que comia nabeyaki udon feito pelo pai!
22/06/2010 - Fernanda I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário