segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Segóvia

(Vou escrevendo meus posts sobre a Espanha aos poquitos. Assim, vou revivendo algumas partes da viagem, e ela rende mais do que os curtos 15 dias, né...)

Eu sou superadepta daquele ditado "em Roma, faça como os Romanos"; por isso, sempre tento comer os pratos típicos da região que estou visitando. É quase garantia de comida boa e barata.

Em Segóvia, uma cidade pequenininha que fica perto de Madrid (30 minutos de AVE), por exemplo, não perca o cochinillo asado, um leitão com uma casquinha bem crocante e leve, e a carne extremamente macia.
Diz a lenda que o cochinillo deve ser cortado com um prato e, de tão macio, deve se desfazer.
Lógico que Patynha e eu não ficaríamos fora dessa, né! Escolhemos o Chípen, um restaurante bem perto do aqueduto (lindo, TEM que ver!), que não tem a fama do Mesón Cándido, mas tinha uma cara boa e um preço mais mochileiro.
Na Espanha (talvez seja na Europa como um todo, mas não tenho certeza), é muito comum o menú del día, que, por um preço fechado (e normalmente baixo), inclui entrada, prato principal, sobremesa, bebida e pão. O do Chípen vinha com sopa castellana + cochinillo asado + pão + vinho + flan, de sobremesa. Saía por menos de EUR 12,00!

¡Vaya si comí! Estava uma delícia! A sopa é feita de jamón, ovo, pedacinhos de pão, com um gosto bastante marcado de alho e azeite. O leitão realmente desmaaaancha na boca (no garfo já), com uma casquinha bem fininha e crocante... o melhor porco que já comi na vida!
Segóvia foi uma ótima experiência: a cidade é cheia de monumentos interessantes (o aqueduto, o Alcázar, a linda e enorme Catedral...), as ruas pequenininhas são lindas (parece que a cidade parou no século XVIII), a comida estava fantástica, e as pessoas foram todas muito gentis e educadas (não tão fácil de se encontrar na Espanha...).

Recomendo fortemente.

Fotos: Fernanda I. e Patrícia Ohuti

3 comentários:

  1. Coitadinho do tigrinho!

    Como vcs tiveram coragem essa patinha de filhote de tigre!?!?!?

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda me pergunto: oq estou fazendo aqui?!

    ResponderExcluir
  3. Aqui onde? No Brasil ao invés da Espanha?

    Resposta: ganhando dinheiro pra poder voltar pra lá! kkkk

    ResponderExcluir