Não é mais de vontade de comer guacamole que vou morrer (possivelmente será na cadeira elétrica, por ter assassinado meu chefe! hahaha!).
Domingo passado, ainda levada pela euforia
aniversarística comentada no post "
Happy Birthday to Me!!", resolvi pilotar o fogão para preparar esse pequeno banquetex abaixo:

Modéstia a parte... estou me sentindo quase uma Frida Kahlo - pelas suas raízes mexicanas, não pelo seu talento artístico, obviamente (nem pela monocelha, que não faz muito meu estilo).
A verdade é que todas as coisas são absurdamente fáceis de fazer e até o macaco da novela (aquele da Globo, que fazia par romântico com o Marcos Pasquim) conseguiria.
(qualquer correlação entre a atividade do macaco da novela - pintar, e da Frida Kahlo não é mera coincidência)
Vamos às receitas:
ChiliQuem me deu esta receita foi o chefe de uma amiga minha, a Dri Shimas. Ela já mudou de chefe, já trocou de emprego, já pediu demissão do novo emprego e já está em outra, mas a receita continua firme e forte a minha preferida!
- 250g de feijão carioca pronto
- 200g de carne moída
- 1 lata de molho de tomate
- 1/4 de pimentão verde picadinho
- 1/4 de pimentão vermelho picadinho
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- pimenta tipo Tabasco
Refogue a carne com a cebola, o alho e temperos a gosto. Adicione o molho de tomate e a pimenta líquida e refogue mais um pouco. Adicione o feijão, abaixe o fogo e vá amassando e misturando até obter a consistência de chili. Por fim, adicione os pimentões (pode colocar tomate picado, também, se quiser) e misture mais um pouco, antes de tirar do fogo.
Fernandicas:
- para quem tem uma dificuldade enorme para saber quê tipo de carne usar para quê: eu usei patinho. Sempre uso patinho quando vou fazer carne moída.
- deve ficar uma delícia feito com feijão feito pela mamãe mesmo, mas, como tenho dó de usar feijão novo e nunca tem 250g de feijão requentado na geladeira, sempre uso o feijão da
Vapza, pronto e embalado à vácuo.
- comprei um
amassador de batatas e feijões para ajudar a amassar o feijão. Valeu cada centavo. Da primeira vez, amassei os grãos com uma concha e levou
forever para amassar tudo... (se bem que é um exercício para seu muque)
- uma boa idéia é cobrir o chili com queijo cheddar ralado e levar ao forno. Além de servir quentinho, fica uma delícia!
GuacamoleEsta receita também está comigo faz tempo... mas tanto tempo que não lembro de onde veio. Acho que encontrei em alguma revista ou site, testei, gostei, anotei e foi ficando lá no caderninho...
- 2 tomates médios, picadinhos, sem semente
- 1 pimenta dedo-de-moça picadinha
- 1/2 maço de coentro picado
- 1 abacate médio
- suco de 1 limão
- 1 cebola média picadinha
- 3 colheres de azeite
- sal a gosto
Coloque a polpa de abacate num prato fundo e amasse com um garfo, deixando alguns pedacinhos. Regue com o suco de limão e adicione todos os demais ingredientes, misturando bem.
Fernandicas:
- o abacate não pode estar nem muito verde, nem muito maduro. Nada daqueles abacates supermoles! A idéia é manter alguns pedacinhos inteiros de abacate. Fica mais gostoso.
- você também pode usar avocado. O sabor fica praticamente igual, mas o preço duplica (...).
- se não for servir imediatamente, afunde o caroço do abacate no meio do guacamole - isto evitará que a polpa escureça!
CevicheEsta receita é do site do
Caderno Paladar, do Estadão, mas não foi exatamente esta que eu fiz... eu não ia ficar pesando 5g de coentro picado, né? Foi tudo meio que no olho, com um fiozinho de azeite, provando no dedo e complementando...
Optei por um bem básico e tradicional, nada daquelas coisas emperiquetadas que comemos no
La Mar, mas ficou muito bom, também.
- 100g de peixe
- 30g de cebola roxa cortada em juliana
- 10g de pimenta dedo-de-moça cortada em rodelinhas
- 5g de coentro
- 80ml de suco de limão
- sal a gosto
Corte o peixe em cubos de aproximadamente 1 cm e reserve. Numa vasilha, junte pela ordem: o peixe, a pimenta, o coentro. Tempere com sal. Despeje o limão e, por fim, junte a cebola. Se quiser, acompanhe com batata cozida por 40 minutos em suco de laranja com um pau de canela e alguns cravos. Deixe esfriar e sirva em fatias. É bom para limpar o paladar entre um pedaço e outro de ceviche.
Fernandicas:
- Dessa vez, aceitei a sugestão do peixeiro e usei Saint Peter (também conhecido como tilápia). Aliás, conversar com os feirantes sempre é bom: eles dão ótimas dicas de forma de preparo, de receita e sempre escolhem bem os ingredientes. Ele mesmo cortou os filés em tiras (embora preferia ou mais fino ou em cubinhos).
- Dizem que o peruano deve ser servido praticamente na hora, mas como não somos peruanos... servi o meu 1h após preparo, bem cozidinho no limão (nem parecia cru), acompanhado de pão francês em fatias.
Para quem ficou com vontade, vá agora para a cozinha e aproveite, porque é tudo facinho, facinho!
Foto: Helio Kwon