Depois de 17 dias viajando pela Espanha, tenho mil e um posts para escrever sobre este país FANTÁSTICO de gente franca e de muita História. Sobre a culinária, então... começo a me perder só de lembrar os sabores e os temperos (fortes)...
Minha primeira dica gastronômica mal é uma dica porque está espalhada por toda Madrid e você certamente toparia(á) com uma nas suas andanças - o Museo del Jamón é uma cadeia de restaurantes/ lanchonetes em que você pode provar a iguaria que dá nome à casa de tudo-quanto-é-jeito: sozinho, em sanduíches (ou melhor, bocadillos), levando para casa (eles vendem tanto a peça inteira quanto somente um pedaço)... e todos os tipos possíveis: o serrano (mais comum e mais barato), o ibérico (que até na Espanha é caro!), com 4 J's, com 5 J's... com quantos J's você quiser!
(não me pergunte o que significa esse negócio de J... ainda não consegui descobrir... mas posto aqui logo que eu souber!)
Mas você, renegado não-apreciador de jamón, também pode ser feliz no Museo del Jamón: há sanduíches com outros frios e pratos espanhóis, como a ensaladilla rusa (nada mais é que a nossa salada de maionese) e o pulpo a la gallega (polvo cozido no ponto perfeito, com páprica).
A Patynha, minha companheira nessa jornada espanhola, pediu um misto quente com ovo frito muito curioso: o pão de cima vem recortado com um buraquinho, encaixando perfeitamente a gema mole! Fica muito gracioso (além de ser bem prático na hora de comer)!
Outra coisa ótima na Espanha foi redescobrir que comer bem é um hábito sustentável! Os preços do Museo del Jamón são todos praticáveis e, em nenhuma das vezes que fomos (fomos duas), não extrapolamos o budget de EUR 15,00 por refeição (incl. bebidas alcóolicas, ou seja, sangria ou vinho).
Ai...
Saudades já!
Fotos: Fernanda I.
Que maravilha!!
ResponderExcluirEu quero!! :)
Saudades também....
ResponderExcluirDo lanche, da viagem e da minha amiguinha... hehehe
Esses Js devem ser as estrelas que classificam os jamons, não? kkkk
ResponderExcluirBjos!
Muito bem observado Fon!
ResponderExcluirGente, que DELÍCIA!!! Eu quero!!!
Nossa, Fernanda, eu adoro o Museo del Jamón! Voltei a Madri em fevereiro deste ano e pensei em escrever um post sobre o lugar, mas ainda nao aconteceu. Deliciosos bocadillos, cervejinha servida com tapas... lugar 10!
ResponderExcluirPedro, e como estava o tempo em fevereiro? Considero ir pra lá em janeiro, com meus pais, mas não pode estar muito frio, porque os velhinhos reclamam muito... hahahaha!
Excluir