sábado, 30 de junho de 2012

Sopa toscana de feijão branco e suas variações

Há tempos já que eu sigo o blog Technicolor Kitchen... uns bons 3 anos, pensando bem! Eu adoro as receitas da Patrícia Scarpin e, principalmente, as lindas fotos que ela tira... são elas que mais me inspiram a reproduzir as receitas!

Há um tempinho, reproduzi a receita da Sopa Toscana de Feijão Branco - uma delícia!!!
Dá uma olhada na receita:

Sopa toscana de feijão branco

- xícara medidora de 240ml


2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 alhos-porós, somente a parte branca, bem picadinhos
1 cebola bem picadinha
6 dentes de alho bem picadinhos
400g de feijão branco seco, colocado de molho em água fria na véspera, escorrido
5 xícaras (1,2l) de caldo de legumes ou de galinha
1 ¼ xícaras (300ml) de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
azeite de oliva extra-virgem, para regar

Aqueça o azeite em uma panela grande, em fogo médio. Junte o alho-poró, a cebola e o alho e refogue até que estejam macios (8-10 minutos). Junte os feijões e o caldo, deixe ferver e então cozinhe em fogo médio-baixo até que os feijões estejam bem macios (30-45 minutos; adicione mais caldo se os feijões começarem a secar).
Enquanto isso, prepare os croûtons: aqueça o azeite em uma frigideira grande, em fogo médio. Acrescente os cubos de pão e vá mexendo até que dourem e fiquem crocantes (2-4 minutos). Retire do fogo e coloque os croûtons sobre papel toalha.
Transfira a sopa para um processador de alimentos ou liquidificador e bata, aos poucos, com o creme de leite até obter uma mistura homogênea. 
Tempere a gosto e sirva quente regada com azeite e acompanhada dos croûtons.

Rend.: 6 porções



Na verdade, na primeira vez, fiz algumas alterações - fritei bacon, usei a gordura para refogar a cebola e não adicionei o creme de leite. Ficou ótimo.
Dessa vez, então, ficou melhor ainda - como não tinha alho poró no Pão de Açúcar, compramos couve manteiga. Fiz tudo igualzinho a primeira vez (com bacon) e, depois de pronto, acrescentei a couve e deixei mais uns 5 minutinhos. Além disso, também fiz na panela de pressão (20min depois da pressão) e não passei toda a sopa no liquidificador, gosto que ela fique com uma certa textura. E temperei com um toquinho de nada de Tabasco e de cominho.


Não ficou com uma cara ótima??

Foto: Helio Kwon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário