segunda-feira, 13 de março de 2017

Viagem pela California - Los Angeles

Nossa última parada foi Los Angeles, onde não fomos turistas típicos porque 1) temos parentes na cidade, e 2) queríamos fazer compras para a bebê, então acabamos não explorando intensamente o potencial turístico da cidade, que, de acordo com as nossas primas, é mínimo, de qualquer forma! Hahahaha

Primeira coisa que há para se entender de Los Angeles é que são vários condados juntos. Então, Venice e Santa Monica, por exemplo, não são bairros - são condados. Então, quando você colocar algum endereço no Waze, precisa se atentar de colocar o endereço completo - ou vai parar em um lugar totalmente diferente do que esperava.
A segunda é que você não vai para lugar nenhum sem carro. Você precisa estar motorizado em LA. O transporte público é sofrível.
A terceira é que a cidade (como um todo, quero dizer) é enooooooorme - pouco verticalizada e muito extensa - e tem bastante trânsito. Então, se você está em Santa Monica, pense duas vezes antes de resolver passear em Glendale, por exemplo. Aliás, as highways tem algumas regras curiosas em horários de rush - você só pode pegar uma das pistas (mais rápida) se houver pelo menos duas pessoas no carro (é o princípio do quadro Carpool Karaoke, do James Corden).

Agora, turisticamente falando, acho que, basicamente, tem que conhecer o Santa Monica Pier e alugar uma bike e andar até Venice Beach. Também tem que andar pela chiquérrima Rodeo Drive, dar uma volta por Beverly Hills (que tem casas estonteantes) e, como não, passar por Hollywood, que é super decadente, cheia de gente feia e imitações bem baratas (estacione no Hollywood Highland Mall, onde fica o Dolby Theater, que tem um preço bem decente)
*O crème de la crème de Los Angeles se concentra nos 3 Bs: Beverly Hills, Bel Air e Brentwood! São nesses bairros que fica a nata da sociedade angelina! "Beverly Hills - That's where I want to be!", como diria Weezer. Hahahaha!
Venice Beach
Chinese Theatre

Também destaco o recém inaugurado Skyspace, para ter uma visão geral da cidade.
De passeios mais... culturais, digamos assim, sugiro o Griffith Observatory, o Getty Center e o Getty Villa, além do LACMA.
Getty Villa
LACMA


Para compras, achei o Outlet Camarillo bem melhor e mais agradável do que o Citadel, mas se a ideia não for compras desenfreadas e apenas um passeiozinho no shopping center para não perder o costume paulistano, recomendo o The Grove ou, se estiver em Glendale, o Americana at Brand (que são do mesmo dono e praticamente iguais), super bonitinhos, com bastante área aberta, mas pequenos e com lojas caras.

Para hospedagem, não tenho dicas concretas porque fiquei na casa do tio do HK, que fica em West LA, perto de Santa Monica/ Venice. É uma área ótima e super recomendo!

De comida.... Ah, isso, sim!!! Tenho muitas dicas boas!!! Hahahahaha!
1) Agradeça-me depois de comer os doughnuts do Sidecar Doughnuts (Sta Monica), os melhores da vida!

2) Ainda em Sta Monica, experimente a saborosíssima comida caribenha no Cha Cha Chicken, que é uma bodeguinha bem estranha e, se não fosse a prima do HK endossar, nunca teria entrado, o que teria sido um grande erro (foi uma das melhores refeições da viagem)!


3) Uma opção (bem) mais arrumadinha, em Venice, é o Gjusta, que tem pães, peixes defumados (por eles mesmos) e outras refeições rápidas muito gostosas! O sanduíche de pastrami estava maravilhoso! O ambiente é bem bacana, bem hipster, uma coisa meio grande galpão abandonado...


*A prima do HK também recomendou o Rose, que a gente não foi, mas, se ela recomendou, eu agarantcho!

4) Para quem é formiguinha como eu, além de Sidecar, também experimente os cupcakes da Susie Cakes (mais tradicionais) e da Sprinkles (sabores mais ousados). Eu gostei mais dos da Sprinkles.

5) Para orientais (e pessoas que gostam de comida oriental, especialmente coreana), Los Angeles é um prato cheio! Na Korean Town, além do Chosun Galbee, do qual o HK já tinha falado anteriormente (e que continua TOP!), a cidade está cheia de casas de bubble tea/ suco de poba (que eu AMO) e de patbingsu (uma sobremesa coreana que a Snowfall está tentando popularizar em São Paulo, que tem raspadinha, frutas, doce de feijão, xaropes...), como a Sulbing.
*Los Angeles é a maior colônia coreana do mundo, após a própria Coréia!

6) Em West LA, a Sawtelle Boulevard é uma rua CHEIA de restaurantezinhos bacaninhas, para todos os bolsos e estilos. É uma ótima para quem não sabe onde comer mas está com fome. Tem um lugar chamado Lemonade, com saladas bem diferentes e saborosas e, claro, limonadas muito boas (baratinho!). Tem burgers, lamen, coreano.... Tem o Sonoritas Tacos, que tem comida mexicana das boas e horchata de pistache (horchata é uma bebida típica mexicana, que tem gosto de arroz doce. Eu nunca tinha experimentado e amei!). Tem também o Blockheads Shavery, que você só vai encontrar em Los Angeles - eles se explicam como "snow cream"... basicamente é gelo com sabor que eles raspam como raspadinha e servem com frutas, doce de feijão, leite condensado etc. É diferente do patbingsu, mas diria que foi inspirado nele. É isso: uma versão melhorada do patbingsu! Parece estranho, mas #vaipormim é MUITO bom!

7) Não podemos esquecer que Los Angeles tem Din Tai Fung (dim sum de Taiwan, que eu experimentei em Pequim) - e que sempre merece uma visita!!!!

8) Para fechar sua viagem com chave de ouro, tome um brunch no 26 Beach, que tem diversas variações de french toast e um cardápio bem extenso, cheio de coisas muito gostosas!!!
*A prima do HK também recomendou o BLD, o Church Key e o Sunny Spot.
French toast de croissant e creme de laranja
 

Eggs fiorentine
 

Ai, que delícia!!

Último comentário: voltei da California viciada em limonadas. Sei lá exatamente porque, mas a galera lá adora limonada - com todos os complementos possíveis e imagináveis. Tomei limonada com frutas vermelhas, com leite de coco e abacaxi, com chá de pêssego, com iced tea (este chama-se 'Arnold Palmer' e é realmente um drink não alcóolico institucionalizado, você pode pedir ao garçom mesmo se não estiver no cardápio)... Adoro!!!

Fotos: @autoindulgente, @fernanda.i e @heliokwon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário